Análise de viabilidade econômica do maracujá azedo incluindo o valor do uso do recurso hídrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0025

Palavras-chave:

Irrigação, Análise financeira, Passiflora edulis, Necessidade hídrica

Resumo

O cultivo do Maracujá no Brasil tem estado em constante expansão, sendo que na maioria das vezes ocorre no âmbito familiar em pequenas propriedades de até 5ha, é uma frutífera que possibilita retorno econômico rápido e continuo. Sendo o Brasil país de clima predominantemente tropical o fruto encontra condições climáticas adequadas para seu desenvolvimento, com isso coopera para o crescimento da fruticultura nacional, que está diretamente ligada com adesão de tecnologias, variedades das cultivares melhoradas geneticamente, e os diferentes estados e regiões, contudo o IBGE 2020 relata que o rendimento médio do maracujá no país gira em torno de 14 t ha, a maior parte de todo fruto aqui produzido é consumido in natura (60%). Outro fator abordado é o uso da água, considerando que se trata de um bem preciso e essencial para a vida. O objetivo da pesquisa é avaliar a viabilidade econômica do cultivo do maracujá azedo incluindo o valor do recurso hídrico em uma propriedade rural em Tangará da Serra – MT. Como objetivos específicos, estimar o custo do uso da água na irrigação, levantar os custos convencionais e as receitas, e desenvolver fluxos de caixa por meio de diferentes cenários. Os dados foram coletados in loco, mensalmente e submetidos as ferramentas de análise Valor Presente Líquido (VPL); Taxa Interna de Retorno (TIR), Tempo de Retorno do Capital (Payback) e Análise Custo Benefício (ACB). O projeto se apresentou viável, do ponto de vista econômico, por apresentar VPL positivo e a TIR acima da TMA exigida. Quando incluso o custo da água (R$ 3,16 ano), os indicadores apresentaram diferenças ínfimas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Luiza Fontana Gotardo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006); Bacharel em Administração com ênfase no Agronegócio pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2020); Especialista em Gestão Escolar (2019) pela Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil e Mestre em Ambientes e Sistemas de Produção Agrícola PPGASP, pela UNEMAT. (2022).

Cleci Grzebieluckas, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT (2006),Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2007), Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010). Professora adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT Campus de Tangará da Serra MT, ministra aulas no Programa de Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP e nos cursos de Ciências Contábeis e Administração em Agronegócio. Possui experiência em contabilidade e administração e tem como temas de pesquisas: frutos nativos do cerrado, valoração ambiental, custos ambientais e análise econômica. 

Alessandra Regina Butnariu, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora Adjunta nível 6 da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na área de Zoologia. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1995), Mestre em Ciências Biológicas, área de concentração em Zoologia, pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutora em Agronomia, área de concentração em Fitossanidade, pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Tem experiência nas áreas de Zoologia e de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo integrado de pragas, parasitoides e predadores de ovos. Coordena o Núcleo de Ensino, pesquisa e extensão em Biologia - NEPEBIO, da UNEMAT. Trabalha ainda com formação docente e ensino por investigação. Orienta nos programas de pós-graduação Stricto sensu: Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP (interdisciplinar acadêmico) e Ensino de Biologia - PROFBIO (disciplinar profissionalizante. 

Downloads

Publicado

2023-01-08