Educação ambiental e coleta seletiva no estado de Mato Grosso, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0021

Palavras-chave:

Coleta Seletiva, Educação Ambiental, Ministério Público, Associação, Cooperativa

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a compressão dos Catadores/as de materiais recicláveis em relação a educação ambiental, com base nas ações do Ministério Público do Estado de Mato Grosso – MPMT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, comparativa, com base na metodologia de estudo caso. Utilizou-se da coleta de dados secundários, questionários, formulários e observação in loco. A pesquisa levantou o perfil socioeconômico dos Catadores/as dos empreendimentos Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cáceres - ASCARC e Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra -  COOPERTAN. À luz da Lei nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, procurou-se compreender a relação entre educação ambiental e as ações do MPMT, comparando, quando possível, com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (2013), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR (2021). Os resultados apontam necessidade de ampliar o entendimento ambiental entre os Catadores/as. Em relação aos membros do MPMT, os resultados apontaram para necessidade no aperfeiçoamento de atos concretos que possibilitem a solidificação da autogestão e a inclusão socioprodutiva de Catadores/as de materiais recicláveis frente as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), através de projetos submetidos ao Banco de Projetos e Entidades - BRAPE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frankielle Alline Pereira Correa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialização em Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialização em Libras e Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Aperfeiçoamento em Formação Histórica das Politicas Públicas e Sociais pela Universidade de Várzea Grande (UNIVAG). Cursando Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - IFMT. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Integrante do Grupo de Pesquisa - GDRS-Grupo Desenvolvimento Regional Sustentável e as Transformações no mundo do Trabalho. Servidora Pública, Analista Assistente Social do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, lotada nas Promotorias de Justiça de Cáceres. 

Sandro Benedito Sguarezi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Ciências Sociais Doutor em Ciências Sociais (Área de Concentração: Sociologia), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP em 2011. Mestre em Administração também pela PUC/SP (2003). Especialista em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras/UFLA-MG (2000). Graduado em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT (1993). Educador por opção de vida, desde 1995, tem priorizado a produção científica na área da Sociologia/Educação. Foi o fundador (2004), e atualmente é Coordenador do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT), do Grupo de Pesquisa: Gestão agricultura familiar e agroecologia (GAFA)-(CNPq 2003). Foi fundador e é Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional Sustentável e as Transformações no Mundo do Trabalho (GDRS) -(CNPq 2006), Foi fundador e Coordenador do Programa: Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS)-(2011), financiado pelo CNPq/2013 e pelo MEC/PROEXT/2017. Fundador da Rede de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Social em Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Solidária (REPITES) e representante da REPITES Centro-Oeste. Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotado na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem (FACSAL), no stricto sensu atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu nível Mestrado da UNEMAT na linha de pesquisa Educação e Diversidade. Também atua no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais nível Mestrado/Doutorado (PPGCA-UNEMAT). É Coordenador Nacional da Comissão Provisória da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO), e membro do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), estadual e municipal de Economia Solidária. Se dedica a pesquisas sobre: políticas públicas, logística, cadeias produtivas, arranjos produtivos locais e organização de cooperativas e redes com enfoque na inclusão socioprodutiva de trabalhadores/as em condições de vulnerabilidade social, educação popular e autogestão, dialogando com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestrado em Ambiente e Sist. de Produção Agrícola pela UNEMAT. Pós graduada em Controladoria, Pós graduação em Didática do Ensino Superior. Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Campo Grande (2001). Atua como pesquisadora e Docente do Ensino Superior desde 2004. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Tangará da Serra, MT, nas disciplinas de Teoria da Contabilidade, Ética Contábil, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso, com pesquisa, ensino e extensão.

Downloads

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente