Qualidade de um solo submetido a diferentes tempos de irrigação com efluente de piscicultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0002

Palavras-chave:

Efluente, Análises físico-químicas, Pirarucu e tambaqui, Modelo de qualidade da água

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a qualidade de um solo submetido a diferentes tempos de irrigação com o efluente de piscicultura na região Oeste da Bahia, Brasil, sendo os tratamentos, três propriedades do perímetro irrigado de São Desidério/Barreiras Sul: T1: propriedade sem atividade de piscicultura; T2: propriedade com viveiros de cinco anos e T3: propriedade com viveiros de vinte anos de atividade, com cultivo principalmente de Tambaqui (Colossoma macropomum). Para a caracterização da qualidade da água, amostras foram coletadas dos viveiros de piscicultura em T2 e T3 e do canal de abastecimento. Para avaliação da qualidade do solo, foram coletadas amostras com estrutura preservadas e não preservadas. Nas análises físico-químicas, a água da piscicultura apresentau turbidez e níveis de nitrogênio amoniacal aumentados nos efluentes. Ocorreu alterações na porosidade, densidade do solo e altura de lâmina de água armazenada no solo, com indicação de solos compactados. A diminuição de micronutrientes e macronutrientes sugere perda por lixiviação. O manejo adequado do efluente e do solo receptor é fundamental para viabilizar o uso do efluente de piscicultura na atividade agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tâmara Andressa Pires Cedro , Universidade Federal do Oeste da Bahia

Graduada do curso de Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia, Campus IX, Departamento de Ciências Humanas. Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Oeste da Bahia (UFOB), Pós graduada no Curso de Agronegócio pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Pós graduanda no Curso de Educação e Meio Ambiente pela Universidade do Estado da Bahia, Campus IX com conclusão prevista para 2019.2 .Possui curso Técnico em Agropecuária pelo Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP). Foi bolsista no Projeto: Ensino da Zootecnia Aplicada a Produção Animal pela Universidade do Estado da Bahia, onde desenvolveu atividades de Ensino em Zootecnia Geral. Exerceu o cargo de Vice Presidente da Empresa Júnior de Engenharia Agronômica. 

José Rafael de Souza, Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira

Bacharel em Engenharia Agronômica, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Agronomia com Concentração em Fitotecnia - UESB. Doutor em Agronomia com concentração em Fitotecnia com período no exterior na University of Illinois at Urbana-Champaing - EUA. Atuou como Assitente Técnico da Empresa MATSUDA Minas Comercio e Industria Ltda no período 2010-2014. Coordenador do curso de Agronomia e Pós Graduação em Produção Vegetal da UNIFAAHF. Membro conselheiro da Câmara Especializada de Agronomia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA- BA. Responsável técnico do FAAHFLAB Centro de Análises LTDA no segmento de sementes, solos, fertilizantes, nematóides e água. Atualmente desenvolve pesquisa com Controle Biológico de Doenças, Fisiologia do Estresse em Plantas Cultivadas e Fungicidas no Controle de Doenças em Plantas. 

Rayan Araújo Valério , Universidade Federal do Oeste da Bahia

Formado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre pelo programa de Pós Graduação em Ciências ambientais, linha de pesquisa "SOLOS" na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela instituição LABORO. Foi monitor da disciplina de analises de água no Laboratório de Analises de água (LAAG) e estagiário (04 semestres), assim como da secretaria de meio ambiente e desenvolvimento sustentável (SEMADES) na cidade de Irecê- Ba. Pioneiro no Estado da Bahia com a operação do DRONE DJI MG 1P e DRONE DJI T20 para pulverização de lavouras na empresa Aero Agricola Rio Grande e Schmidt Agricola Ltda. Atualmente engenheiro ambiental e de segurança do trabalho na empresa Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê-Ba e Prisma Engenharia.

José Yure Gomes dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Bacharelado (2009) e Licenciatura (2010) em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado (2011) em Engenharia Urbana e Ambiental (área de concentração em Saneamento Ambiental), também pela UFPB, e Doutorado (2015) em Engenharia Civil (área de concentração em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor Adjunto C-4 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Chefe do Departamento de Geografia do CERES/UFRN (DGC), Professor permanente e Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia do CERES/UFRN (GEOCERES) e colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Revisor de periódicos nacionais e internacionais das áreas de Geografia e Recursos Hídricos e Editor adjunto da Revista de Geociências do Nordeste (REGNE). Atua nas áreas de Geotecnologias, Recursos Hídricos e Modelagem Ambiental. 

Diony Alves Reis, Universidade Estadual do Tocantins

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2008), Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia (2012) e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (2015), ambos na Faculdade de Agronomia "Eliseu Maciel" da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Tem experiência como Docente e Coordenador Pedagógico em Instituições públicas e privadas de ensino médio-técnico, graduação e pós-graduação, sobretudo ministrando disciplinas relacionadas à Ciência do Solo, Ciências Agrárias, Agronomia e Engenharia Ambiental. Também atua como Consultor em Instituições privadas voltadas para Agricultura Familiar, Meio ambiente e Mineração. É revisor científico de periódicos nacionais e internacionais que abordam a Ciência do Solo, principalmente a Física do Solo, a Dinâmica da Água no Sistema Solo-Planta-Atmosfera, a Recuperação de áreas degradadas, a Qualidade do Solo, a Fertilidade do Solo e o Manejo e Conservação do Solo e da Água. Tem pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), onde também foi professor substituto junto ao Campus Multidisciplinar de Barra (CMB), Bahia e atualmente é professor temporário na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campus de Paraíso, lotado no curso de Tecnologia em gestão do agronegócio. 

Downloads

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)