Precipitação e ocorrência de inundação e alagamentos na área urbana de nova Mutum/MT-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.009.0024

Palavras-chave:

Urbanização, Drenagem pluvial, Impermeabilização, Dados pluviométricos

Resumo

O atual processo de urbanização acelerado tem provocado impactos significativos nas áreas urbanas como, por exemplo, a impermeabilização dos solos, o que é inviabilizado ainda pelo sistema de drenagem pluvial, que nem sempre atende às demandas de crescimento urbano. Diante dessa situação, o objetivo deste trabalho foi fazer uma análise das medições pluviométricas em um período de trinta e seis anos, correlacionando com a expansão urbana para avaliar as probabilidades de possíveis aumentos na incidência de alagamentos e inundações na área urbana de Nova Mutum/MT – Brasil. Para o estudo foi realizado levantamento bibliográfico a fim de entender como outros trabalhos retratam a problemática e também sobre o processo de expansão da cidade. Na sequência foi feito um levantamento de notícias em sites locais retratando as ocorrências de alagamento e inundações e uma ida a campo para observação das áreas com maiores incidências registradas. Os dados pluviométricos foram obtidos pelas séries históricas dos anos de 1985 a 2020 do banco de dados da Hidroweb da Agência Nacional de Água (ANA). Após a aplicação da metodologia de análise, verificou-se que as alturas pluviométricas, para os períodos que foram analisados os eventos de alagamentos e inundações, não foram suficientes para provocar o fenômeno, o que pode estar associado ao planejamento urbano redundando em um mau direcionamento da drenagem pluvial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana dos Santos Rocha, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Geografia pela Universidade estadual Mato Grosso (UNEMAT - 2006).. Mestra em Gestão e Regulação de recursos Hídricos pela Universidade do Estado de Mato Grosso ( UNEMAT ). Atua como docente na rede básica de ensino de Mato Grosso.

Tadeu Miranda de Queiroz, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharel em Engenharia Agrícola (UFLA - 2002), Mestre em Engenharia Agrícola (UFLA - 2004) e Doutor em Agronomia (ESALQ/USP - 2007) ? Concentração Irrigação e Drenagem. Professor Adjunto do Curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Sociais, Aplicadas e Agrárias, no Campus da UNEMAT de Nova Mutum. Atua como docente Permanente do Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) e do Mestrado Profissional em Rede Nacional na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua - Polo UNEMAT/Cuiabá). É Assessor de Pesquisa e Pós Graduação do Campus da UNEMAT de Nova Mutum e Membro do Comitê Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, na área de Engenharias. Atua nas áreas de Gestão de Recursos Hídricos; Qualidade e Reúso das Águas; Manejo de Irrigação; Automação, Instrumentação e Controle Agrícola e Industrial, Hidrologia. É colaborador da Fap-DF na avaliação de projetos e relatórios de pesquisa. Revisor de diversos periódicos científicos. Coordena projetos de pesquisa e extensão. Atua como perito e consultor via PROEC/UNEMAT. Orienta projetos de pós doutorado. 

Francisney de Campos Galvão, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004). Atualmente é engenheiro sanitarista - DEPARTAMENTO DE AGUA E ESGOTO DE VÁRZEA GRANDE e professor do Centro Universitário de Várzea Grande. Possui especialização em Saneamento Ambiental pela universidade Federal de Mato Grosso e especialização em engenharia de segurança do Trabalho pela Universidade Afirmativo. Engenheiro Sanitarista com experiência em tratamento de água para o abastecimento público no município de várzea grande e Mestrando em gestão e regulação de recursos Hídrico do programa de mestrado em rede nacional PROFAGUA.- sub orientação do Dr. Adley Bergson Gonçalves de Abreu com o Título ÁGUAS DE CHUVA PARA COMPLEMENTAR O ABASTECIMENTO NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE MT.

Adley Bergson Gonçalves de Abreu, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003), mestrado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005) e doutorado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2015). É professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Na área científica tem experiência em Análise de Traços e Química Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: validação de métodos analíticos, sorção e lixiviação de pesticidas, análise de pesticidas em matrizes de água, alimentos e solo, remediação e condicionamento do solo. Na área da educação e extensão tem experiência no uso da experimentação no ensino de química, ensino de ciências e educação ambiental. Atualmente é docente colaborador do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (ProfBio), e professor credenciado (quadro permanente) do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua).

Gisele Carignani, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1989), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1995), mestrado em Geografia Urbana pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2001) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2016) e pós doutorado pelo PROURB/UFRJ. Atualmente é professor formador EAD - bolsista capes da Universidade do Estado de Mato Grosso e professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso. Líder do Grupo de pesquisa GRAPHITE - Grupo de pesquisa em Cidade História e seus Temas, que abrange extensa gama de processos e relações que se estabelecem no espaço urbano . Pesquisa elementos estruturadores de cidades com ênfase em rodovias e rios, como direcionadores de expansão e ruptura urbana e morfologia urbana . Trabalha com políticas públicas e assessorias em Planos Diretores e Planos Setoriais. Atualmente atua como Diretora de Gestão de Comunicação/Unemat e Conselho de Cultura de Barra do Bugres. 

Downloads

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>