Análise espaço-temporal da dinâmica da cobertura e uso do solo no entorno da bacia do Rio de Janeiro - Bahia/Brasil a partir de parâmetros biofísicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.009.0003

Palavras-chave:

Sensoriamento remoto, Parâmetros biofísicos, Dinâmica espaço-temporal

Resumo

As mudanças no uso e cobertura da terra têm causado sérios problemas ambientais nos sistemas de savana no mundo e especificamente no Cerrado do Brasil. Estudos em bacias hidrográficas por sensoriamento remoto podem fornecer informações que permitem detectar e avaliar as mudanças na cobertura e uso do solo. Este trabalho visa analisar a dinâmica espaço-tempo da bacia hidrográfica do Rio de Janeiro-BA através dos parâmetros biofísicos NDVI (Normalized Difference Vegetation Indices), SAVI (Soil-adjusted Vegetation Indices), LAI (Leaf Area Index) e TS (Surface Temperature), estimados através de respostas espectrais das imagens de satélite Landsat-5 TM e Landsat-8 OLI/TIR, entre os anos de 1984 a 2017. Os resultados obtidos para retratar os diversos usos da cobertura do solo, destacando a presença de vegetação nativa, corpos d'água, solo exposto, agricultura irrigada e pluvial. A relação entre os fluxos de energia no Cerrado da Bacia do Rio de Janeiro BA/Brasil mostrou-se representativa em relação à variação da vegetação no período analisado, favorecendo as análises ambientais e climáticas locais e regionais. A variação da água disponível no ambiente, caracterizou uma forte relação da sazonalidade nos dados, refletindo diretamente com as mudanças dos índices.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edimar Souza Dias, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Bacharel em Humanidades (2014), e Bacharel em Geografia (2019) pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Nesse percurso acadêmico fui monitor de ensino nas disciplinas de geociências: Cartografia Sistemática e Temática; Sensoriamento Remoto; Geoprocessamento e SIG Aplicado.

Elvis Bergue Mariz Moreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Bacharelado (2006), Mestrado (2009), Doutorado (2014) e Pós-doutorado (2016) em Geografia (Área: Sensoriamento Remoto), cursados no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco PPGEO-UFPE. Atualmente é Professor Adjunto C - III, da Universidade Federal do Oeste da Bahia, onde foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Geografia (2018-2019), Coordenador do Núcleo Docente Estruturante (2018-2019) e Coordenador do Núcleo Docente de Geografia (2016-2018). Líder do Grupo de Pesquisas em Geotecnologias e Recursos Hídricos - GeoTecHidro. Possui atuação na área de Geotecnologias e experiência com Sensoriamento Remoto aplicado ao monitoramento de recursos naturais, implementados ao Algoritmo de Balanço de Energia da Superfície da Terra (SEBAL), em estimativas de parâmetros biofísicos, componentes do balanço de radiação (albedo da superfície e atmosfera, temperatura de superfície, radiação de ondas curtas, radiação de ondas longas, saldo de radiação), energia (fluxo de calor no solo, fluxo de calor sensível) e fluxos de massa (calor latente e evapotranspiração real 24h) em imagens de sensores orbitais. 

Admilson da Penha Pacheco, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Física. Mestrado em Sensoriamento Remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (Conceito 7 Capes) e Doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo - USP - Instituto Astronômico e Geofísico - IAG (Conceito 6 Capes). Pós-Doutoramento no Instituto de Ciências da Terra - Universidade do Minho/Portugal. PhD - Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (Centro de Tecnologia e Geociências - Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura).Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (UFPE/CTG/DECart). Revisor de Periódicos Internacionais Q1 e Q2 (Web of Science - Journal Citation Reports - JCR) nas áreas de Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente. Professor de Graduação e Pós-graduação na UFPE nas áreas de Sensoriamento Remoto e Metodologia da Pesquisa Científica. Consultor de Projetos Pesquisa e Desenvolvimento (PD). Coordenação e Participação em Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq, FINEPE, ANEEL, ANA e FACEPE). Áreas de atuação: Geofísica Aplicada, Geofísica Ambiental, Sensoriamento Remoto, e Análise e Processamento de Imagens de Materiais Naturais e Artificiais.

Jadson Freire da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor (2022) e Mestre (2018) em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal de Pernambuco (PRODEMA/UFPE). Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2023) e em Educação Matemática aplicada Mundo do Trabalho (2023) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em Estágio Pós Doutoral em Modelagem Hidrológica com ênfase em Sedimentologia (2023 - Atual) pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA/EMAP) e em Especialização em Currículo e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (2023 - Atual) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Sou Bacharel em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2023) pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Bacharel em Administração (2022) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Bacharel em Gestão Ambiental (2019) pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e Licenciado em Geografia (2015) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com Concludência em Saneamento Ambiental (2015) pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Sou Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar Sociedade, Ambiente e Direito (LISA-D) (IFPI), no Laboratório de Análise e Processamento de Imagens (APRIM/UFPE) e no Núcleo de Estudos em Estratégias das Organizações (NEEO - UFRPE). Sou um dos Editores Chefes da Revista Brasileira de Meio Ambiente (ISSN: 2595-4431) sendo também do Conselho Editorial e Revisor de outros periódicos. Desenvolvo pesquisas junto aos temas Geotecnologias, Planejamento Integrado e Estratégia aplicadas ao meio antrópico, natural e social econômico.

Henrique dos Santos Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua principalmente nas áreas de geografia física (ênfase em climatologia) e geotecnologias, com ênfase em ciência de dados geográficos, sensoriamento remoto, modelagem de dados geoespaciais, estatística espacial e desenvolvimento WEB GIS. Desenvolve e publica pesquisas sobre clima urbano, clima e saúde, dinâmica espacial de arboviroses e sensoriamento remoto ambiental. Possui experiência em programação de computadores, com ênfase no desenvolvimento de análises de dados geoespaciais, análise de séries temporais, no desenvolvimento de dashboards interativos com os módulos Python DASH e PLOTLY, modelagem de bancos de dados relacionais (SQL), bancos de dados geográficos e páginas WEB com HTML, CSS e JavaScript. Tem experiência em ferramentas de análise de dados geoespaciais como ArcMap, ArcGis Pro, Erdas, Qgis e na API Python e JavaScript para Google Earth Engine (GEE) e no desenvolvimento de WEB GIS com ArcGis Online (ArcGis Dashboard, ArcGis APP Builder e ArcGis Experience Builder).

Downloads

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Geodésia, Cartografia e Sensoriamento Remoto

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)