Efeito de retardantes de fogo sobre a germinação de espécies agrícolas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0016Palavras-chave:
Teste de germinação, Hidrogel, Sementes agrícolasResumo
No Centro-Oeste brasileiro têm se tornado recorrente a ocorrência de incêndios em áreas agrícolas ocupadas com milho safrinha, visto que a sua colheita ocorre na estação seca da região. Como forma de combate indireto do incêndio podem ser usados retardantes de fogo, constituídos por produtos químicos que podem permanecer nas palhadas ou no solo, após a extinção do fogo. Objetivou-se avaliar o efeito de dois retardantes de fogo de curta duração (Phos-Chek WD881® e Hold Fire®) e de um hidrogel (retardante de fogo alternativo) sobre a germinação de sementes de arroz (Oryza sativa), feijão (Phaseolus vulgaris), milheto (Pennisetum glaucum), milho (Zea mays) e soja (Glycine max). O tratamento controle do foi considerado como apenas água destilada. Avaliou-se a porcentagem, tempo médio e índice de velocidade de germinação das sementes, em conjunto com o crescimento das plântulas (comprimento e massa seca da parte aérea e de raiz). Adotou-se delineamento inteiramente casualizado com 4 repetições por tratamento, sendo cada unidade experimental composta por 100 sementes, em câmaras de germinação (a 30 °C e 12 horas de fotoperíodo). Os efeitos dos retardantes e do polímero hidroretentor na germinação e crescimento inicial das plântulas foram pontuais (específicos), não sendo observados efeitos significativos com variações de concentração dos retardantes de fogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.