Estimativas da radiação global com base na insolação na Amazônia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0020Palavras-chave:
Radiação solar, Razão de insolação, Modelo Angstrom-Prescott (AP), Transmissividade atmosférica, Indicativos estatísticosResumo
O objetivo do trabalho foi calibrar e avaliar estatisticamente a equação simplificada de Angström-Prescott (AP) para estimativa da radiação global (Qg) com base na razão de insolação (n/N), em diferentes agrupamentos de dados, na Amazônia brasileira. O modelo AP, baseia-se nas relações entre a transmissividade atmosférica e a razão de insolação (Qg/Qo = a + b (n/N)), e possui dois coeficientes (linear e angular) que demandam calibrações regionais. Para tanto, foram usados dados de 20 estações meteorológicas (automáticas e convencionais) pertencentes a rede de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), inseridas no bioma amazônico; as bases de dados foram separadas em agrupamentos total, anual e sazonal (seca, seca-chuva, chuva e chuva-seca), sendo considerados a proporção de 70 e 30% de dados para calibração e avaliação estatística do desempenho, respectivamente. Foram considerados os indicativos estatísticos erro relativo médio (MBE), quadrado da raiz do erro médio (RMSE) e índice de concordância de Willmott (d). Os coeficientes calibrados no agrupamento total (que considera todas as estações do bioma) geraram os piores desempenhos estatísticos na estimativa de Qg (com diferenças de até 36% entre os valores medidos e estimados), indicando a necessidade de avaliação por estação e não por bioma. Para cada estação, os coeficientes obtidos no agrupamento anual (total de dados da estação) apresentaram desempenhos estatísticos semelhantes aos coeficientes obtidos nos agrupamentos sazonais, independentemente da estação e da época do ano, sendo, portanto, recomendados pela simplicidade e facilidade de aplicação nas estimativas de Qg.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.