Condições higiênico-sanitárias em restaurantes comerciais: há riscos para os consumidores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0026

Palavras-chave:

Serviços de alimentação, Higiene dos alimentos, Segurança Alimentar, Boas práticas de fabricação

Resumo

Controlas as condições higienicosanitárias nos restaurantes é uma tarefa difícil, uma vez que a contaminação pode ocorrer em diferetnes etapas durante o preparo dos alimentos. O objetivo do presente estudo é analisar as condições higienicosanitárias em restaurantes comerciais da cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil. Foi aplicada uma lista de verificação em nove restaurantes comerciais (nomeados de A a I), que foi baseada na Resolução  Brasileira RDC 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A classificação baseou-se ao atendimento dos itens investigados (%), conforme segue: Grupo 1 (76% - 100%), Grupo 2 (51% - 75%) e Grupo 3 (≤50%). A qualidade do ar foi avaliada por meio da técnica de sedimentação simples. A taxa de atendimento aos itens dos restaurantes variou entre 21,4 e 98,7%. Do total de restaurantes avaliados, 55,5% foram classificados no Grupo 1. O grupo de microorganismos mesófilos aeróbios apresentou-se acima do nível recomendado. O restaurante B foi o único em que o setor de frios que atendeu a recomendação para fungos filamentosos e leveduras. Os estabelecimentos avaliados apresentaram condições de riscos para os consumidores. É fundamental implementar ações corretivas e capacitar periodicamente os manipuladores de alimentos para assegurar a qualidade dos alimentos preparados e a segurança dos clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kessya Santos Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Bárbara Morandi Lepaus, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA-UNICAMP). Mestre em Nutrição e Saúde (Programa de Pós Graduação em Nutrição e Saúde - PPGNS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com ênfase na Qualidade e Inovação em Alimentos. Graduada em Nutrição pela UFES, atuou como Monitora na disciplina de Microbiologia de Alimentos e foi Bolsista de Iniciação Científica (CNPq). Participou de diversos Projetos de Pesquisa nas áreas de segurança e qualidade dos alimentos, aplicação de novas tecnologias e conservação de alimentos. Possui experiência no planejamento e condução de experimentos científicos e artigos científicos publicados incluindo as temáticas de Higiene, Microbiologia e Tecnologia de Alimentos.

Jackline Freitas Brilhante de São José, Universidade Federal do Espírito Santo

Nutricionista (2007), Mestre em Microbiologia Agrícola, com ênfase em Microbiologia de alimentos (2009) e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2013) sendo todos os títulos obtidos na Universidade Federal de Viçosa. É Professora Adjunta IV no curso de Nutrição do Departamento de Educação Integrada em Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo, no Centro de Ciências de Saúde, Campus Maruípe, Vitória, Espírito Santo. É Membro do Conselho Deliberativo da Clínica Escola Interprofissional de Saúde e coordena laboratório do Curso de Nutrição no respectivo espaço. É docente permanente do Programa de Pós Graduação em Nutrição e Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como Coordenadora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Nutrição e Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo de outubro de 2018 a julho de 2021. Atuou como Subcoordenadora de Curso e Coordenadora Geral de Estágios do Curso de Nutrição no período de 2014 a 2016. Atuou como Coordenadora de Área de Estágio em Unidades de Alimentação e Nutrição de 2014 a 2019. Desenvolve atividades de extensão no Projeto Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e PANCCult - Cultivando Saberes e sabores das Plantas Alimentícias Não Convencionais com atividades de orientação e oficinas práticas para comunidade externa bem como desenvolvendo materiais instrucionais. É líder dos grupos de pesquisa ' Microbiologia, Higiene e Controle de Qualidade dos Alimentos' e 'Aplicação do Ultrassom no Processamento de alimentos. Ministra as seguintes disciplinas: Microbiologia e Higiene dos Alimentos, Tecnologia dos Alimentos e realiza supervisão de Estágio Curricular em Unidades de Alimentação e Nutrição. Atua como revisora de artigos científicos de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência em nutrição, serviços de alimentação, microbiologia dos alimentos, higiene, higiene dos alimentos, ciência e tecnologia de alimentos. Desenvolve pesquisas relacionadas à microbiologia e higiene dos alimentos, processos alternativos para a sanitização de frutas e hortaliças, aplicação do ultrassom no processamento de alimentos, processamento de frutas e hortaliças e estudos de conhecimentos, atitudes e práticas no contexto da produção de alimentos.

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)