Análise da resistência de resíduos de ácido poliláctico (PLA) proveniente de impressão 3D

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0018

Palavras-chave:

Inclusão, Reciclagem, Resistência mecânica, COVID-19

Resumo

Covid -19 é um vírus que trouxe, para além dos problemas de saúde e número de óbitos, um impacto na convivência humana. O distanciamento social e as medidas de proteção foram soluções emergenciais que geraram problemas de ordem ambiental. Percebeu-se um incremento acelerado da utilização da impressão 3D na pandemia, aumentando a quantidade de resíduos sólidos provenientes do seu descarte, a exemplo dos polímeros de Poliácido Lático (PLA). Os resíduos sólidos causam danos ao meio ambiente, sendo a proposta desse artigo analisar a resistência mecânica do PLA quando submetidos a reciclagem por aquecimento e suas possíveis aplicações diante das necessidades desse novo cenário social.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Cavalcanti Rosa, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (2010), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (2013) e doutoranda em Recursos Naturais, também pela UFCG. Possui experiência nas áreas de artes plásticas, fotografia e como colaboradora na Gerência de Tecnologia de Materiais de Uso em Saúde - GEMAT da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Atuou como professora substituta do curso de Design da Universidade Federal da Paraíba, lecionando as disciplinas de História da Arte, História do Design e Estágio Supervisionado II. Atuou como professora Assistente- A no curso de Design da Universidade Federal de Alagoas, onde lecionou as disciplinas de Linguagem e Expressão Plástica, Modelos e Maquetes, Projeto de Mobiliário I, Projetos de Objetos I e II, Fotografia, Design Contemporâneo, Metodologia de Projeto, Materiais e Processos Industriais e Ergonomia do Produto, e como membro do NDE e do colegiado. Atuou como professora orientadora de Projeto de Produto da Empresa Junior de Design da UFAL, Batuque Design. Atualmente é professora do Curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande. 

Viviane Farias Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2015) e doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Pós Doutora em Recursos Naturais (2017-2019). Professora do Magistério superior da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal na área de ciências básicas, Engenharia e Tecnologia Rural do CSTR da Universidade Federal de Campina Grande. É vice-coordenadora do Programa de Pós graduação em Engenharia e Gestão dos Recursos Naturais (2021-atual) do CTRN/UFCG. 

Emanuel Pereira Soares , Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). 

Publicado

2022-07-02

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>