Regularização fundiária urbana na promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0029

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Segurança à propriedade, Meio ambiente

Resumo

A regularização fundiária urbana (Reurb) visa garantir o direito à propriedade, cooperando para a efetivação da função social, direito à cidade e direito à moradia adequados. Neste sentido, este artigo objetiva estudar as contribuições da regularização fundiária urbana para se atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para tanto, acompanhou-se e colaborou-se para a Regularização Fundiária Urbana em execução no Conjunto Habitacional Vale do Pitimbu, no período de 2018 a 2021, a partir de parceria entre a Companhia de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Norte (CEHAB) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); realizou-se a associação dos preceitos da Reurb e das informações que seus produtos oferecem com o que preconizam os ODS. Constatou-se que a Reurb auxilia na promoção dos ODS à medida que diagnostica as problemáticas existentes nos diferentes âmbitos nos núcleos em atuação; elabora projetos de melhorias e sugere adequações urbanísticas e ambientais; promove a qualidade de vida a partir da segurança da propriedade e inclusão dos núcleos urbanos na cidade formal. Dessa forma, a Reurb precisa ser estimulada e implantada, especialmente em localidades que abrigam a população de baixa renda, que apresentam maiores vulnerabilidades e, portanto, requerem a concretização dos ODS de forma urgente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Gabriel Duarte Neris, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduando em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus sede, na cidade de Mossoró, RN. Possui ensino médio técnico em Mecânica, na modalidade integrado, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Mossoró. Atualmente é estagiário do Santos, Vale e Figueredo Advogados. Monitor da disciplina Estágio Supervisionado I. Membro do Corpo Editorial da Revista de Estudos Empí­ricos em Direito (REED), vinculada à Rede de Estudos Empíricos em Direito. Bolsista de iniciação científica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), atuando no Grupo de Pesquisa Observatório de práticas jurídicas: uma análise do campo profissional. Membro do Grupo de Estudos em Conflito e Acesso à Justiça (GECAJ). Dedica-se a realização de estudos sobre filosofia do direito, principalmente, a partir da interpretação de pesquisas de fundamento antropológico. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Previdenciário, Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Regularização Fundiária Urbana. 

Igor Mateus Pessoa de Lima, Universidade Federal Rural do Semiárido

Atualmente é Diretor de Gestão de Pessoas - Pirâmides Topografia e Projetos. Técnico em Administração (2016), acadêmico em Interdisciplinar em Ciência e Tercnologia.

Daniela de Freitas Lima, Universidade Federal Rural do Semiárido

Doutora em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2022). Mestra em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2018). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2017). Graduada em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2016). Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Desenvolve pesquisas e extensão voltadas para o território do Semiárido nas áreas de planejamento urbano e regional e recursos hídricos, com ênfase em regularização fundiária urbana, governança da água, conflitos hídricos, resiliência e cidades pequenas. Tem experiência em regularização fundiária urbana de interesse social.

Almir Mariano de Sousa Junior, Universidade Federal Rural do Semiárido

Doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo. Mestre em Engenharia de Petróleo e Gás. Graduado em Engenharia de Produção. Especialista em Gestão de Cidades e Planejamento Urbano. Especialista em Geoprocessamento. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui experiência em Regularização Fundiária, Política de Habitação Popular e Desenvolvimento Urbano. Coordena projetos de pesquisa e extensão universitária integrantes do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acesso à Terra Urbanizada, desde o ano de 2014, no âmbito de regularização fundiária urbana, cidades inteligentes, ordenamento territorial, elaboração e disseminação de conteúdo de planejamento e desenvolvimento urbano e regional. É professor efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), professor permanente do Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais (PLANDITES/UERN) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI/UFERSA). Contribuiu para a gestão universitária, exercendo o cargo de Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura da UFERSA. Colabora para a academia ao longo do tempo com publicações de livros, artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Exerceu o cargo de gestão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) e atualmente é diretor da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-RN. Participou de Conselhos municipais e estaduais relacionados à cidade e ao meio ambiente. 

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)