Avaliação do potencial da produção agrícola irrigada da palma forrageira (Opintia sp.) em região semiárida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.001.0004

Palavras-chave:

Geotecnologias, Irrigação, Produção agrícola, Classificação técnica

Resumo

Este trabalho objetivou realizar para a bacia hidrográfica da região do médio curso rio Paraíba, avaliar e mapear o potencial da produção agrícola irrigada para a palma forrageira. Utilizando o SPRING foi elaborado o mapa de potencial de irrigação dos solos e de capacidade de retenção dos solos e gerado o mapa parcial através do cruzamento matricial. Utilizando dados de pluviosidade média anual foi elaborado o mapa da condição climática. Após utilizando o LEGAL foi gerado o mapa de potencial de produção agrícola através do cruzamento matricial entre o mapa parcial e o de cenário climático. Para cultura da palma forrageira foi identificada condição climática Plena (C1) em 68,34% do total da bacia; a condição climática plena com período chuvoso prolongado (C2) em 9,40%, e a condição climática moderada por excesso hídrico (C3) em 3,92%, a condição climática Moderada por deficiência hídrica (C4) em 18,34%, a condição inapta por deficiência hídrica acentuada (C5) não ocorreu na bacia. O potencial de produção agrícola irrigada para a cultura da palma forrageira não apresentou potencial Muito Alto (MA) e Alto (A), o potencial Médio (M) em 10,54%, Baixo (B) em 9,45%, e o potencial Muito Baixo (MB) em 80,01% da bacia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Megna Francisco, Universidade Federal de Campina Grande

Atuou como Pesquisador de Desenvolvimento Científico Regional de Interiorização na Universidade Federal da Paraíba - UFPB - CCA/Areia. Graduado em Engenharia Agrícola pela UFCG. Doutorando em Recursos Naturais (Concentração em Engenharia de Recursos Naturais). Possui Doutorado em Engenharia Agrícola (Concentração em Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2013), Mestrado em Agronomia - Manejo de Solo e Água (Concentração - Agricultura Sustentável e Planejamento Ambiental) pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Areia (2010) e Graduação em Tecnologia Agrícola - Mecanização pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Bauru (1990). Tem experiência na Docência na área de Agronomia, com ênfase em Mecanização Agrícola, Máquinas e Implementos Agrícolas e Máquinas Agrozootécnicas. Atuando atualmente como pesquisador e colaborador em projetos junto à UFPB Campus de Areia e Campus de João Pessoa, UFCG - Campus de Campina Grande e Campus de Sumé. Tem experiência em classificação técnica e mapeamento de solos, aptidão agrícola, capacidade de uso do solo, geoprocessamento, cartografia, sensoriamento remoto, geoestatística, geração de balanço hídrico e índices climáticos. Prestou consultoria para o INCRA/PB na realização de PDA?s. Atuou como Consultor Ad hoc do CONFEA como organizador do CONTECC. Editor Chefe da Editora Portal Tecnológico-EPTEC.

Guttemberg da Silva Silvino, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Engenharia Agricola pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em RECURSOS NATURAIS pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Atualmente é Professor da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, lotado no Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias, Campus II - Areia-PB. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Recursos Hídricos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Topografia, Geoprocessamento e Gestão de Recursos Hídricos. Possui experiência comprovada com o Sistema GNSS - Sistema Global de Navegação por Satélite que é a nova designação para o conjunto de Sistema de Posicionamento Global - GPS, desde 1996.

Viviane Farias Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2015) e doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Pós Doutora em Recursos Naturais (2017-2019). Professora do Magistério superior da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal na área de ciências básicas, Engenharia e Tecnologia Rural do CSTR da Universidade Federal de Campina Grande. É vice-coordenadora do Programa de Pós graduação em Engenharia e Gestão dos Recursos Naturais (2021-atual) do CTRN/UFCG.

Djail Santos, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo (Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-Campus Luiz Meneghel, 1990), Mestre em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas (ESAL/UFLA, 1993) PhD em Crop and Soil Sciences (Michigan State University, MSU, 1998) e Bacharel em Direito (UNIFACISA-PB, 2021). Desde 2014 é Professor Titular do Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na área de Manejo e Conservação de Solo e Água. Foi Diretor do CCA/UFPB por dois mandatos (2009-2013 e 2013-2017), Coordenador do PPG em Ciência do Solo (2020-2021), Coordenador do Curso de Agronomia (2006-2009) e Assessor de Pesquisa (2002-2006) do Campus II. É Docente Permanente do PPG em Ciência do Solo e do PPG em Agronomia, ministrando as disciplinas de Manejo e Conservação do Solo, e de Sistemas de Produção Orgânicos e Convencionais. Membro titular do Conselho Universitário (CONSUNI-UFPB) nos períodos de 2009-2017 e 2019-2021. Atuou como membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS-PB) e do Conselho Técnico-Administrativo da EMATER-PB, no período de 2009 a 2017. Atualmente, é representante titular do CCA/UFPB no Grupo Gestor do Programa Agricultura de Baixo Carbono - ABC (SFA/MAPA-PB) e na Comissão Estadual de Agricultura Orgânica da SFA/MAPA-PB. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis/INEP/MEC). Tem experiência na elaboração, coordenação e execução de diversos programas e projetos vinculados a: CNPq, CAPES, CONACYT (México), AECI (Espanha), SECAD/MEC (Conexões de Saberes), SESu/MEC (PROEXT e PET) e INCRA/MDA (PRONERA). Atualmente é coordenador do Laboratório de Manejo e Conservação de Solo e Água (DSER/CCA). Tem atuação em ensino, pesquisa e extensão com ênfase em manejo e conservação de solo e água, indicadores de qualidade do solo, plantas de cobertura, práticas conservacionistas, avaliação da aptidão agrícola das terras, sistemas de produção agropecuária e agricultura sustentável.

George do Nascimento Ribeiro, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Agronomia (2003) e mestrado em Manejo e Conservação de Solo e Água (2006) pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2014) e Pós-doutorado em Fontes Alternativas de Energias pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UFCG (LABFREN/UFCG). Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande/CDSA/Campus Sumé. Tem experiência nas áreas de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto (recursos naturais, geotecnologias e mapeamento temático) e em Energias Renováveis (produção de hidrogênio como fonte de combustível para fuel cell e energia solar - placas fotovoltaicas).

Gypson Dutra Junqueira Ayres, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (2005). Mestre em Engenharia Agrícola em Armazenamento e Construção Rural pela Universidade Federal de Campina Grande (2020). Doutorando em Engenharia Agrícola no PPGEA da UFCG. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Projetos no Banco do Brasil. Atualmente trabalha com temas vinculados a Construção Rural e Armazenamento, Automação e Monitoramento a Distância. 

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>