Estudo da absorção de água em compósitos com fibras vegetais: uma prática de gestão ambiental
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0023Palavras-chave:
Compósitos, Fibras vegetais, Folha do abacaxi, Solução analítica, Absorção de águaResumo
Um dos grandes desafios nos últimos anos dos setores produtivos é desenvolver novos materiais, como os compósitos por exemplo, para suprir a crescente demanda mundial e diminuir os diferentes tipos de impactos, principalmente os ambientais. Várias pesquisas têm sido realizadas sobre a utilização de fibras vegetais como reforço em compósitos de matrizes poliméricas, devido à possibilidade de substituírem as fibras sintéticas e a seu grande potencial de aplicação tecnológica, bem como sobre a absorção de água destes materiais, já que prejudicam as propriedades mecânicas dos mesmos. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar, analiticamente, o comportamento da absorção de água em compósitos de matriz poliéster reforçados com a fibra vegetal da folha do abacaxi, com teores de fibras de 15 e 20%. Uma modelagem matemática tridimensional transiente foi utilizada para predizer a transferência de massa durante a absorção de água destes compósitos com forma paralelepipédica. Resultados do teor de umidade médio adimensional são mostrados, comparados com os dados experimentais e analisados, obtendo-se um ajuste viável. Observou-se que, em geral, o aumento dos teores de fibras tem influência no aumento da absorção de água dos compósitos, e também que nos vértices dos compósitos o fluxo de umidade é mais elevado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.