Estudo da absorção de água em compósitos com fibras vegetais: uma prática de gestão ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0023

Palavras-chave:

Compósitos, Fibras vegetais, Folha do abacaxi, Solução analítica, Absorção de água

Resumo

Um dos grandes desafios nos últimos anos dos setores produtivos é desenvolver novos materiais, como os compósitos por exemplo, para suprir a crescente demanda mundial e diminuir os diferentes tipos de impactos, principalmente os ambientais. Várias pesquisas têm sido realizadas sobre a utilização de fibras vegetais como reforço em compósitos de matrizes poliméricas, devido à possibilidade de substituírem as fibras sintéticas e a seu grande potencial de aplicação tecnológica, bem como sobre a absorção de água destes materiais, já que prejudicam as propriedades mecânicas dos mesmos. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar, analiticamente, o comportamento da absorção de água em compósitos de matriz poliéster reforçados com a fibra vegetal da folha do abacaxi, com teores de fibras de 15 e 20%. Uma modelagem matemática tridimensional transiente foi utilizada para predizer a transferência de massa durante a absorção de água destes compósitos com forma paralelepipédica. Resultados do teor de umidade médio adimensional são mostrados, comparados com os dados experimentais e analisados, obtendo-se um ajuste viável. Observou-se que, em geral, o aumento dos teores de fibras tem influência no aumento da absorção de água dos compósitos, e também que nos vértices dos compósitos o fluxo de umidade é mais elevado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor Sales da Nóbrega, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) pela UFPE-CAA. Engenheiro Mecânico formado na UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, com MBA Executivo em Gestão de Projetos e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Trabalha como Coordenador do PMO (Project Management Office) da empresa Acumuladores Moura S/A, denominada como Central de Projetos Corporativa, a qual é responsável por acompanhamento dos projetos com a definição e acompanhamento de indicadores e gestão de portfólio do Grupo Moura, além da prestação de contas dos projetos de inovação com incentivos fiscais do Grupo (composição técnica) e Gestão da Propriedade Intelectual. Também é membro do Comitê de P&D do Grupo Moura, atuando na gestão estratégica de recursos para inovação, em projetos de incentivos fiscais à inovação (Lei do Bem, Lei de Informática e Regime Automotivo). 

Antonio Gilson Barbosa de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1991), Graduado Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1990), Mestre em Engenharia Mecânica [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica, do Centro de Ciências e Tecnologia, da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Transferência de calor e massa, Escoamento fluido, Matemática aplicada, Princípios Variacionais e Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: volumes finitos, secagem e desenvolvimento de secadores, escoamento multifásico e meios porosos.

João Baptista da Costa Agra de Melo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba(1986), especialização em Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal da Paraíba(1996), especialização em Especialização Em Higiene e Segurança no Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba(2000) e mestrado em Engenharia Mecânica [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba(2001). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Campina Grande.

Charles Ulises de Montreuil Carmona, Universidade Federal de Pernambuco

É Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Integra o corpo permanente Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFPE), do Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC/UFPE) e do Mestrado Profissional em Gestão Pública (MGP/UFPE). Possui Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Finanças e Análise de Investimentos, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e graduação em Engenharia Industrial pela Universidade de Lima, Perú. Realizou estudos de Pós-Doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign, USA. Se desempenha como Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão Pública. É líder do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos (NEFI/UFPE) e do Grupo de Estudos em Políticas de Inovação e Competitividade. Publica artigos e tem experiência na área de Finanças, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de Risco de Empresas e Projetos de Inovação, Finanças Corporativas e Mercado de Capitais.

João Pinto Cabral Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2012). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2016). Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, também pela UFPE (2021). Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Integrada de Patos - FIP (2016). Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação Ateneu - ISEAT (2016). Especialista em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário de Lins - UNILINS (2020). Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Maurício de Nassau - UNINASSAU (2019). Líder Coach pelo Integrated Coaching Institute - ICI (2019). Domina, além da língua Portuguesa, o Inglês e o Espanhol, tendo feito cursos avançados dessas línguas no Brasil e no exterior. Tem conhecimento básico também do Alemão. Trabalhou como Chefe da Engenharia de Desenvolvimento da empresa Acumuladores Moura S/A, exercendo também o cargo de Chefe do PMO (Project Management Office) da mesma. Dentre outras funções, foi responsável pela gestão dos insumos energéticos, projetos de PD&I e, pela gestão da Central Corporativa de Projetos. Tendo sido eleito o melhor gestor de escritório de projetos do estado de Pernambuco, por três anos consecutivos (2017, 2018 e 2019), pelo PMI-PE. Na docência, lecionou nos cursos de Engenharia Elétrica, Civil, Produção e Mecânica, bem como, nos cursos de Administração e Contabilidade, pelas Faculdade do Belo Jardim (FBJ), UNINASSAU, Faculdade Pitágoras (Kroton) e Instituto Federal da Bahia (IFBA). Foi membro da Câmara de Inovação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e atualmente exerce o cargo de Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), atuando em linhas de pesquisa com foco em sistemas de acumulação de energia, veículos híbridos e elétricos, gestão de resíduos sólidos eletroeletrônicos e gerenciamento de projetos. Tem experiência também como coordenador e professor de cursos de Pós-Graduação. Avaliado, por meio do método Quantum, é considerado vivaz, disciplinado, responsável, profissional de excelente relacionamento interpessoal, dedicado ao trabalho, visando sempre resultados.

Downloads

Publicado

2021-10-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)