Desenvolvimento inicial de mudas da jurema branca cultivados em diferentes tipos e usos do solo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0017Palavras-chave:
Biomassa, Crescimento, Leguminosa, NodulaçãoResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o crescimento inicial, a nodulação espontânea das raízes e a produção de biomassa seca da planta inteira, raízes e parte aérea, de mudas da Jurema Branca (Piptadenia stipulacea (Benth.) Ducke), até os 90 dias de idade, sob diferentes tipos e usos de solos. Foram realizadas coletas e estudo de solos nas áreas de diferentes tipos de classificação, como: Latossolos Vermelho eutrófico, Cambissolos eutrófico e Planossolos, e em diferentes práticas de uso, com: áreas de práticas agrícolas (PA), mata nativa da Caatinga (MN) e área degradada ou em degradação (AD). As variáveis estudadas foram: altura total e diâmetro da base, produção de biomassas secas da parte aérea, raízes e da planta inteira e nodulação espontânea nas raízes. As plantas cultivadas no solo de PA, apresentaram médias para altura total, diâmetro da base, número de nódulos e biomassa seca da planta inteira de 63,8 cm; 3,9 mm; 15 nódulos por planta; 17,7 g, respectivamente. O crescimento inicial e a produção de biomassa seca da Jurema Branca foram favorecidos, de modo geral, em solos com uso de práticas agrícolas, independente do tipo. A nodulação espontânea da Jurema Branca apresentou existencia espontânea, com indicação à sua especificidade hospedeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.