Desenvolvimento inicial de mudas da jurema branca cultivados em diferentes tipos e usos do solo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0017

Palavras-chave:

Biomassa, Crescimento, Leguminosa, Nodulação

Resumo

O presente estudo teve como objetivo  avaliar o crescimento inicial, a nodulação espontânea das raízes e  a produção de biomassa seca da planta inteira, raízes e parte aérea, de mudas da Jurema Branca (Piptadenia stipulacea (Benth.) Ducke), até os 90 dias de idade, sob  diferentes tipos e usos de solos. Foram realizadas coletas e estudo de solos nas áreas de diferentes tipos de classificação, como: Latossolos Vermelho eutrófico, Cambissolos eutrófico e Planossolos, e em diferentes práticas de uso, com: áreas de práticas agrícolas (PA), mata nativa da Caatinga (MN) e área degradada ou em degradação (AD).  As variáveis estudadas foram: altura total e diâmetro da base, produção de biomassas secas da parte aérea, raízes e da planta inteira e nodulação espontânea nas raízes. As plantas cultivadas no solo de PA, apresentaram médias para altura total, diâmetro da base, número de nódulos e biomassa seca da planta inteira de 63,8 cm; 3,9 mm; 15 nódulos por planta; 17,7 g, respectivamente. O crescimento inicial e a produção de biomassa seca da Jurema Branca foram favorecidos, de modo geral, em solos com uso de práticas agrícolas, independente do tipo. A nodulação espontânea da Jurema Branca apresentou existencia espontânea, com indicação à sua especificidade hospedeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liz Carolina da Silva Lagos Cortes Assis, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004) (2008). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Participa do programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT),, está como Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da UFERSA. Foi Vice-Diretora do Centro de Ciências Agrárias da UFERSA, Coordenadora de Pós-Graduação do Programa de Produção Animal (Associação ampla com a UFRN e vice coordenadora do curso de Graduação em Zootecnia da UFERSA. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Manejo, Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: Espécies forrageiras nativas e exóticas, sementes forrageiras, produção animal.

Maria Alcilene Morais, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Desenvolvimento e meio ambiente, Graduada Gestão ambiental e em Geografia (Licenciatura), mestre em manejo de solo e água, atualmente é gestora ambiental do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do norte (IDEMA/NUC) . atuando principalmente nos seguintes temas: Unidade de conservação, agroecologia, Hidrogeografia, qualidade e reuso de águas residuais.

Elizangela Cabral dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró-ESAM (2000), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do semi-árido-UFERSA. Professora adjunto na Univesidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Pós Colheita, atuando principalmente nos seguintes temas: fruticultura, conservação, produção integrada.

Luiz Henrique dos Santos Gomes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e mestrado em Produção animal (23001011050P2) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Atualmente é zootecnista da Universidade Federal de Sergipe - UFS, campus Sertão (Nossa Senhora da Glória - SE), lotado no Departamento de Graduação em Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal e Agroecologia.

Heráclito Lima de Souza Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando em Zootecnia pelo Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia-PDIZ pela Universidade Federal da Rural de Pernambuco -UFRPE, Campus Recife/PE. Mestrado em Produção Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - UFERSA/UFRN (2015). Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA (2013), Campus Mossoró/RN. Tem experiência na área de Zootecnia com ênfase em Forragicultura e Pastagens. 

Downloads

Publicado

2021-10-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)