Avaliação das propriedades químicas do solo proveniente de efluente doméstico tratado no Semiárido Potiguar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0003

Palavras-chave:

Impacto ambiental, Reuso, Irrigação

Resumo

A utilização de águas residuárias na produção agrícola é uma alternativa sustentável para a realidade da região Semiárida do Brasil. O experimento foi desenvolvido com o objetivo de avaliar quimicamente o solo após o uso de efluente doméstico tratado em área de capim irrigado por meio de sulcos. O experimento foi desenvolvido no Projeto de Assentamento Milagre, em Apodi, RN. Escolheu-se uma área de mata nativa, como área de referência (AR), ausente do lançamento de efluente; e uma área cultivada com capim elefante, irrigada com efluente doméstico tratado. As amostragens para avaliação do solo ocorreram durante o período seco e após o período chuvoso. Para cada período, foram coletadas 24 amostras no camalhão de cultivo e 55 nos sulcos de irrigação (SUL). As amostras foram coletadas nas duas áreas, nas profundidades de 0-20 cm e 20-40 cm e de 0-10 cm, 10-20 cm, 20-40 cm, 40-60 cm e 60-80, servindo para preparação de amostras compostas. Na área nativa (NAT) adotou-se o procedimento para avaliar os parâmetros físico-químicos, metais pesados (Mn, Fe, Zn, Cu, Ni e Pb) e matéria orgânica como indicadores de qualidade do solo. Realizou-se uma coleta aleatória, totalizando 20 amostras simples nas profundidades de 0-10 cm, 10-20 cm, 20-40 cm, 40-60 cm e 60-80 cm. Constatou-se que as concentrações de nitrogênio total, P, K, Ca, Na, Mg, e matéria orgânica tiveram seus teores elevados quando comparados com a AR, não foi detectada a presença de metais pesados na área irrigada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alcilene Morais, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Desenvolvimento e meio ambiente, Graduada Gestão ambiental e em Geografia (Licenciatura), mestre em manejo de solo e água, atualmente é gestora ambiental do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do norte (IDEMA/NUC) . atuando principalmente nos seguintes temas: Unidade de conservação, agroecologia, Hidrogeografia, qualidade e reuso de águas residuais.

Gleydson de Freitas Silva, Universidade Federal Rural do Semiárido

É doutorando no curso de Manejo de Água e Solo pela Universidade Federal Rural do Semi Árido, com foco em impactos ambientais pelo uso do solo e da água. Mestre em Ciências do Solo pela mesma universidade (2013), na área de manejo e conservação do solo, citrullus lanatus, águas resíduárias e resíduos sólidos.Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010), atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, professores e práticas educativas. Também possui curso Técnico em Agropecuária pela Escola Agrícola de Jundiaí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). 

Luis César de Aquino Lemos Filho, Universidade Federal Rural do Semiárido

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (2004). Mestre em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal de Lavras (2005) e Doutor em Engenharia Agrícola (Engenharia de Água e Solo) pela mesma universidade (UFLA). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), em Mossoró, RN. Líder do Grupo de Pesquisa em Manejo de Recursos Naturais do Semiárido (RENAS). Atua na área de engenharia de água e solo, com ênfase em Manejo de Bacias Hidrográficas e Hidrologia do Semiárido. Desenvolve pesquisas voltadas para regiões semiáridas, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoestatística; Física-Hídrica do solo; Manejo de água e solo; Hidrologia de regiões semiáridas, Recursos naturais no semiárido; Qualidade das águas; Impactos ambientais no semiárido e Conservação de solo e água no semiárido. Tem interesse na sustentabilidade do uso do capital natural no semiárido brasileiro.

Francisco Bruno Monte Gomes, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2017). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Ceará- Campus Canindé (2020). Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará- Campus Sobral (2016) e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Ambiental pela Faculdade Darcy Ribeiro (2014). Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará- Campus Sobral (2014), curso Técnico em Meio Ambiente também pelo Instituto Federal do Ceará- Campus Sobral (2010). Atua nas seguintes áreas: saneamento ambiental, qualidade e tratamento de água para consumo humano, qualidade ambiental, políticas públicas, saúde e gestão ambiental. Desenvolve também estudos sobre tratamentos de efluentes industriais e lixiviados (resíduos sólidos) utilizando processos avançados. É membro como pesquisador do grupo de pesquisa de Ciências Ambientais do IFCE (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0222565407057281).

Carlos Dias Chaym, Faculdade das Américas

Possuo doutorado (2021), mestrado (2017) e graduação (2014) em Administração pela Universidade Estadual do Ceará, realizando pesquisas com ênfase em Economia Azul; Sustentabilidade; Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I); Estudos Organizacionais com abordagens processuais e temas relacionados à Geografia. Professor dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Financeira e Logística da UniFaC, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Administração, Logística e Gestão Financeira. Sou representante eleito do Ceará no Grupo de Apoio à Mobilização do Nordeste (GAM/NE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Década da Ciência Oceânica. Idealizador do Projeto Paz/Ciência, que promove atividades de pesquisa e extensão voltadas para a Sustentabilidade na prática e para a literacia oceânica, dentre outras áreas, consolidando atuação no tripé ensino/pesquisa/extensão universitária. Também sou avaliador de revistas e eventos científicos, como a ALTEC e Academy of Management. Estou aberto a parcerias e contatos pelo e-mail carlosdiaschaym@gmail.com e instagram @carloschaym.

André Leone Facundo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2021) e graduação em Geografia pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER (2020). Cursa MESTRADO em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2020.2) para a área de Ensino de Geografia inserido na Linha II -Metodologia do Ensino de Geografia. Também Aprovado no Quarto Lugar para o Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte- UERN (2021).Possui Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário INTERVALE. Possui Especialização Lato Sensu em Ensino de Geografia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário FAVENI (2020). Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará -SEDUC-CE, atuando também no Projeto Professor Diretor de Turma PPDT- SEDUC. É Professor Universitário na Faculdade do Maciço de Baturité-FMB, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação da área da Educação. Foi Diretor Escolar da EMEF Maria José de Sousa em Horizonte -CE (2021) Foi Professor Efetivo de Geografia na Prefeitura Municipal de Canindé-CE (2020-2021). É bolsista CNPq de Iniciação Científica (PIBIC) vinculado ao Laboratório de Geologia e Ensino de Solos (LAGESOLOS) da Universidade Estadual do Ceará. Estudos voltados para área de Geografia Ambiental: Desertificação, Técnicas de Convivência com o Semiárido, Degradação de Matas Ciliares. Análise Integrada da Paisagem. Ensino de Geografia com ênfase em Estudo do Meio e Educação Ambiental e Processo de Democratização e da Educação Brasileira a partir do Projeto Político-Pedagógico -PPP. Foi Servidor Público Efetivo do setor de Epidemiologia da Prefeitura Municipal de Horizonte (2013-2020).Foi Delegado pelo Estado do Ceará para II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (2006) em Brasília-DF. Contribui como Professor-Supervisor de Estágio Supervisionado de estudantes de Licenciatura em Geografia e em Gestão Escolar. 

Gerlânia Maria Rocha Sousa, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2015) e doutorado em DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPI/ UFRN/ FUFSE/ UESC-BA) pela Universidade Federal do Ceará (2021). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: capital social, desenvolvimento rural, políticas públicas e organizações.

Publicado

2022-07-02