Análise socioprodutiva da agricultura familiar no Amazonas: um estudo avaliativo em três municípios da Região Metropolitana de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0042Palavras-chave:
Agricultura amazônica, Agricultor, Produção vegetal, RibeirinhoResumo
A agricultura brasileira tem passado por mudança significativas nos últimos anos, com início da revolução industrial o número de propriedades tem diminuído em surgido grandes unidades produtivas caracterizadas pela monocultura. Porém grande parte dos produtos que abastecem a população brasileira é proveniente do pequeno produtor, designado como produtor familiar. Compreender as relações socioprodutivas é de fundamental importância para se adequas políticas especificas que beneficie esses produtores permitindo a igualdade de direitos e uma competição justa com as grandes empresas do campo. Foram realizados questionários com produtores familiares de três municípios da região metropolitana de Manaus e dados adicionais foram obtidos do censo agropecuário 2017 e interpretados. As unidades de produção familiar são administradas em sua maioria por homens com idade entre 45 e 65 anos. A principal fonte de renda das propriedades vem da produção vegetal, mas cada município apresenta adequações as produtivas de um ou mais seguimentos de produção agrícola associados. A maior diversidade de produtos agrícolas promove maior estabilidade de renda.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.