Uma contribuição ao desenvolvimento de estratégias de manutenção mais econômicas na via ferroviária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0027

Palavras-chave:

Ferrovia, Via permanente, Manutenção, Custos, Sustentabilidade

Resumo

As manutenções na via ferroviária são fundamentais para garantir um rígido controle sobre as degradações físicas e geométricas de seus componentes e assim viabilizar um tráfego seguro e eficiente. Os custos de execução desses serviços, contudo, são significativamente elevados, demandando estratégias de intervenção eficientes técnica e economicamente. Neste trabalho um novo conceito que relaciona o estado geométrico da via e o ritmo de degradação dos componentes foi estudado com o intuito de verificar sua viabilidade técnica e potencialidade para redução de custos. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico que investigou e corroborou a hipótese de que a condição geométrica da via permanente é capaz de induzir forças dinâmicas nos veículos cuja magnitude pode atingir patamares consideráveis e, a partir desse arcabouço teórico, foi desenvolvido um estudo empírico com dados de uma ferrovia nacional, por meio do qual foi analisado como essa característica pode influenciar na vida útil dos componentes da via férrea, e ainda como pode ser aproveitada no planejamento de estratégias de manutenção mais eficientes e sustentáveis a longo prazo. Os resultados obtidos foram significativamente relevantes, com economias potenciais expressivas, fruto, principalmente, de um incremento considerável da vida útil dos componentes e que indicaram, portanto, o quão promissor é o desenvolvimento deste novo campo de estudo tanto em seu aspecto econômico, quanto no que se refere à sustentabilidade ambiental fruto do uso maximizado dos itens em questão. Visando fomentar o aprimoramento da temática, ao final deste artigo são apresentadas oportunidades de pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Isaias Pereira Seraco, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no qual desenvolve pesquisas voltadas ao planejamento e gestão de manutenções na superestrutura ferroviária com foco na economicidade dos processos. Mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE - UFRJ. Graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade do Espírito Santo - Faculdade Multivix. Foi pesquisador no Centro de Tecnologia Mineral (CETEM - MCTI), onde trabalhou no desenvolvimento e aprimoramento de materiais ecoeficientes no beneficiamento de rochas ornamentais, e no incremento de processos industriais sustentáveis. Possui experiência no setor ferroviário adquirida por meio de Trabalho de Conclusão de Curso (pesquisa em campo). Também realizou trabalhos de consultoria na área de planejamento e controle de produção. 

Hostilio Xavier Ratton Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (1985), mestrado em Transportes (D E A Transports) pela Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (1989) e doutorado em Transportes (Doctorat Transports), também pela Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Operação de Sistemas de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, projeto, construção, operação e gestão de transportes, sistemas de transporte metroviário e ferroviário, transporte público, transporte de carga e transporte na logística.

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Publicado

2021-08-22