Panorama global da produção científica sobre carcinicultura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0047Palavras-chave:
Carcinicultura, Criação de Camarão, Zona CosteiraResumo
A carcinicultura é uma atividade que apresenta tendência de crescimento nas regiões tropicais do mundo nas últimas décadas. Isso se deve a fatores como o valor de mercado do camarão, o aumento do mercado consumidor e à adaptação deste ao cultivo. Este artigo tem por objetivo analisar a produção científica sobre a carcinicultura com o recorte temporal entre os anos de 1970 a 2018. Assim, o artigo apresenta as métricas da produção e difusão do conhecimento científico sobre a temática a partir dos resultados indexados na base de dados Web of ScienceTM. Como resultados aponta-se que grande parte dos estudos que envolvem a carcinicultura analisam doenças e patógenos relacionados ao cultivo do camarão. Há estudos que relacionam que a gestão integrada da atividade à redução de doenças. Diversos fatores (salinidade, clima, temperatura, pluviosidade, qualidade da água, e efluentes) podem interferir na gestão e desenvolvimento da atividade. Estudos mais recentes demonstram que as pesquisas científicas relativas à atividade ainda demonstram uma preocupação latente com o vírus mancha branca. Em adição, estudos de viabilidade ambiental e econômica vêm sendo desenvolvidos em busca de garantir que a atividade melhore o desempenho, reduzindo os custos operacionais (econômicos) e impactos ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.