Qualidade da água de rio na Amazônia: um estudo de caso sobre o rio Pará do Uruará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0031

Palavras-chave:

Contaminação, Riscos à Saúde, Saneamento, Amazônia Brasileira

Resumo

A contaminação da água pode ser vista como uma sequência de condições adversas que promove o crescimento e proliferação de agentes patogênicos. Com base nisso, este estudo buscou avaliar a qualidade da água do Rio Pará do Uruará, mensurando as características físico-químicas e microbiológicas. As amostras de água foram coletadas em quatro pontos do rio, usando sacos plásticos descartáveis e estéreis, próprios para coleta de água, devidamente identificados e acondicionados em ambiente térmico, para posterior análise em laboratório. Foram quantificados o pH, dureza, turbidez, cor, condutividade, coliformes totais e Escherichia coli, seguindo a metodologia de ensaio de águas do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (SMEWW). Nossos resultados mostraram que o pH, dureza, turbidez, cor e condutividade estavam em conformidade com os valores máximos estabelecidos pela Resolução CONAMA n°. 357/2005, mas coliformes totais e Escherichia coli não atenderam aos padrões exigidos pela legislação ambiental vigente. A contaminação dos rios amazônicos rodeados por pequenas cidades tem ocorrido principalmente devido à ausência de saneamento básico, no qual a população descarta os efluentes domésticos diretamente no ecossistema aquático. Portanto, é necessário tornar público os resultados obtidos neste estudo, tendo em vista uma possível conscientização da população sobre os riscos à saúde que o consumo da água imprópria pode vir a causar. Além disso, possibilitar a realização de atividades de educação ambiental e em saúde voltadas à população, como forma de evitar a contaminação do rio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo da Silva Flexa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Bacharel em Farmácia pelo Instituto Esperança de Ensino Superior; Farmacêutico inscrito no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará; Especialista em Farmácia Clínica e Cuidados Farmacêuticos pela Escola Superior da Amazônia; Especialista em Saúde Indígena pela Faculdade Venda Nova do Imigrante; Mestre em Sociedade Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará.

Ana Paula Justino de Faria, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Embrapa Amazônia Oriental. Mestre em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Minha pesquisa se concentra em avaliar os mecanismos que promovem a distribuição espacial de organismos aquáticos em ecossistemas influenciados por diferentes usos do solo.

Israel Nunes Henrique, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor do magistério superior da Universidade Federal do Oeste do Pará no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas, Curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental e Professor do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA). Líder do Grupo de Pesquisa em Saneamento Ambiental no Baixo Amazonas (GPSABA). Coordenador do Laboratório de Tratamento de Águas Residuárias (LabTAR). Tem experiência na área de Química, Físico-Química e Saneamento básico. Atuando principalmente nos seguintes temas: Reúso de Água, Tratamento e pós-tratamento de resíduos líquidos e sólidos, saneamento e qualidade da água.

Yane Santos Almeida, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas do Tapajós (2002) e mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Atualmente é professora assitente da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Microbiologia e genética molecular. Experiência em ministrar aulas teóricas e práticas das disciplines de bacteriologia, parasitologia, micologia, immunologia, histologia e histopatologia.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)