Qualidade da água e índice de estado trófico em rio amazônico: o caso do rio Pará do Uruará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0018

Palavras-chave:

Amazônia, População Ribeirinha, Qualidade da água, Parâmetros físicos, químicos e/ou biológicos

Resumo

A grande malha hidroviária da Amazônia possui expressiva importância para a população ribeirinha, sendo de fundamental importância para a sobrevivência humana e da natureza. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da água de um rio amazônico, por meio de parâmetros físicos, químicos e/ou biológicos, assim como, estimar se há influência da sazonalidade e avaliar o índice de estado trófico (IET). A área de estudo compreende as águas do rio Pará do Uruará, o qual banha o Distrito de Santa Maria do Uruará, município de Prainha- PA. Foram analisados 4 pontos ao longo do rio, num perímetro de 4 km, aos quais foram denominados: pontos 1, ponto 2, ponto 3 e ponto 4, em dois períodos sazonais (inverno/verão), sendo avaliadas as variáveis de condutividade elétrica, clorofila A, cor aparente, dureza, fósforo total, turbidez, oxigênio dissolvido, pH, temperatura, coliformes termotolerante e Eschirichia coli. De acordo com os resultados, foi possível observar, que os parâmetros físico-químicos e microbiológicos, mostraram em 3 dos 4 pontos que a cor se apresentou em inconformidade com a portaria GM/MS N° 888 de 21. Além disso, a variável do oxigênio dissolvido em 3 pontos apresentou-se em inconformidade com resolução CONAMA n° 357/05 no período de inverno. Em relação à sazonalidade, a pesquisa mostrou que há diferenças significativas na qualidade da água, de acordo com o período na qual ela está sendo avaliada. A partir deste trabalho, é possível perceber que estudar a qualidade da água em comunidades ribeirinhas é de suma importância e que é necessária a implementação de novas políticas públicas que visem a proteção dos corpos hídricos, assim como alertar a população sobre a importância da preservação da qualidade da água e do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel da Conceição Rodrigues , Instituto Esperança de Ensino Superior

Graduado em Farmácia pelo Instituto Esperança de Ensino Superior; Farmacêutico inscrito no Conselho Regional de Farmácia do Pará; Especializando-se em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 

Luana de Nazaré Amorim Flexa, Instituto Esperança de Ensino Superior

Possui ensino-medio-segundo-graupelo PRETEXTATO DA COSTA ALVARENGA(2017). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia clínica, assistência e atenção farmacêuticas.

Cássia Caroline Dantas de Sousa, Instituto Esperança de Ensino Superior

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual de Ensino Médio Eduardo Angelim(2016). 

Edinelson Correa Saldanha, Universidade da Amazônia

Graduado em Engenharia Ambiental, Licenciado em Química, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática, tecnólogo em Análise e desenvolvimento de sistema, mestre em Engenharia Química e Doutor em Ciências Ambientais. Atualmente extensionista rural na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (EMATER-PA), onde tem utilizado as ferramentas de geoprocessamento e SIG, para elaboração de Planos de Desenvolvimento de Assentamento (PDA), licenciamento ambiental e diagnósticos socioambiental. Diretor Técnico na Tapajós Soluções Ambientais, onde são desenvolvidos trabalhos na área ambiental com ênfase em Análise de Traços de substâncias potencialmente poluidoras em água, solo, sedimento e ar, responsável técnico pelas análises quantitativas realizadas no laboratório. Professor titular na Universidade da Amazônia (UNAMA), trabalhando com disciplinas na área de ciências ambientais, tais como, licenciamento ambiental, recursos hídricos, ministra disciplinas na área de química tais como, química inorgânica básica, química orgânica e química analítica quantitativa. Possui ainda experiências nas áreas: difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura (MEV), sensoriamento remoto, Assistência Técnica Social e Ambiental (ATES), análises de água, solo, sedimentos de fundo e simulação ambiental com modelo de SWAT.

Gustavo da Silva Flexa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Bacharel em Farmácia pelo Instituto Esperança de Ensino Superior; Farmacêutico inscrito no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará; Especialista em Farmácia Clínica e Cuidados Farmacêuticos pela Escola Superior da Amazônia; Especialista em Saúde Indígena pela Faculdade Venda Nova do Imigrante; Especialista em Gestão de Serviços em Saúde pela Faculdade Venda Nova do Imigrante; Mestre em Sociedade Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará. 

Ana Camila Garcia Sena Souza, Instituto Esperança de Ensino Superior

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2004) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2017). Atualmente é núcleo docente estruturante - nde do Instituto Esperança de Ensino Superior, professor titular do Instituto Esperança de Ensino Superior e docente do Instituto Esperança de Ensino Superior. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia, atuando nos seguintes temas: atenção farmacêutica, produção de medicamentos e saber docente.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente