Restauração ecológica em áreas de mineração por cascalho no Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0008

Palavras-chave:

Jazida de extração de cascalho, Recuperação de áreas degradadas, Regeneração natural, Resíduo florestal, Técnicas de nucleação

Resumo

A prática de restauração florestal vem se tornando cada vez mais necessária, visto que a perda da superfície florestal, ocasionada principalmente por atividades antrópicas, tem deixado a paisagem altamente fragmentada. Foi avaliada neste estudo a evolução do processo de restauração ecológica a partir de técnicas de nucleação em duas áreas com condições de solo distintas (com e sem deposição de resíduo de origem florestal) pós extração mineral de cascalho. A hipótese é que as técnicas de nucleação aplicadas são eficientes, bem como, o uso positivo do resíduo florestal, sendo uma metodologia promissora para a restauração de áreas mineradas por cascalho. Foram avaliadas três técnicas de nucleação (Galharia, Poleiro e Transposição do solo) e a regeneração natural em ambas as áreas, sendo que em uma delas ocorreu a deposição do resíduo de origem florestal antes da implantação das técnicas. Foi possível concluir que as áreas estão evoluindo e que a utilização do resíduo foi um método eficiente e atua de forma benéfica para a sucessão ecológica do ambiente. Porém, é importante destacar que a aplicação das técnicas de nucleação são as principais responsáveis pela constante evolução dessas áreas. Mesmo com resultados satisfatórios, vale ressaltar que é necessário a continuação do monitoramento nestas áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taynara Oliveira de Liz Buss, Universidade do Estado de Santa Catarina

Engenheira florestal formada em 2009 na primeira turma de engenharia florestal da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc. E mestrado defendido em 2019 em restauração ecológica na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Maria Raquel Kanieski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é Professora Associada nível III do Departamento de Engenharia Florestal e membro do Programa de pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua principalmente nos seguintes temas: Restauração Florestal, Silvicultura Urbana, Sistemas Agroflorestais e Avaliação de Impactos Ambientais. 

Marcos Felipe Nicoletti, Universidade do Estado de Santa Catarina

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Possui Mestrado em Recursos Florestais, na área de Silvicultura e Manejo Florestal, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), pertencente à Universidade de São Paulo (USP). Possui Doutorado em Engenharia Florestal, na área de Manejo Florestal, por meio da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua na área de Recursos Florestais, com ênfase Manejo de Florestas Plantadas, sob os temas: Determinação da Biomassa Florestal, Modelagem Mista, Funções de Afilamento e Sortimento Florestal. 

Mariana de Moraes Goulart, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro Educacional Vidal Ramos Júnior(2012). Atualmente é Bolsista Voluntária, Carga Horária : 20 da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.

Daiany Augusta Paes Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana/MS (2014), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Campus de Lages/SC (2017). Atua na área de ecologia de espécies florestais e ecossistemas associados, com ênfase em Restauração Florestal, Avaliação de Impactos Ambientais e Arborização Urbana.

Mireli Moura Pitz Floriani, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Planalto Catarinense (2003), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Atualmente é bióloga/consultora - Klabin Papeis - Unidade de Negocio Florestal/Sustentabilidade. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: certificação florestal,educação ambiental, conservação, projetos socioambientais

Daniele Lourenço Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Nossa Senhora do Rosário(2011). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Energia de Biomassa Florestal. 

Juliane Dal Pizzol, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Tem experiência na área de Recuperação de áreas degradadas, Inventário Florestal e Geoprocessamento (aerolevantamento com drone/vant, produção de mapas, uso do solo, etc.). Cursa Mestrado em Engenharia Florestal na área de Recuperação e restauração florestal, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CAV). Áreas de interesse: Geoprocessamento; Licenciamento ambiental; Recuperação de áreas; Inventário florestal; Sustentabilidade e Meio Ambiente. Atualmente é bolsista do Projeto lixo orgânico zero da Universidade do Estado de Santa Catarina com parceirinha com a prefeitura de Lages/SC.

Charline Zangalli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Atualmente mestranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-07-15