Compostos antioxidantes de jurubeba in natura e em conservas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0040Palavras-chave:
Solanum paniculatum, Carotenoides, Fenólicos, Alimento funcionalResumo
O presente estudo teve como objetivo determinar os teores de clorofilas a e b, carotenoides totais, fenólicos totais, poder redutor e a inibição dos radicais ABTS e DPPH em frutos de jurubeba in natura e em conserva. O estudo foi dividido em duas etapas. Na primeira, frutos frescos foram avaliados segundo o estádio de maturação e o local de coleta. Na segunda etapa, conservas de jurubeba adquiridas no comércio local de Cáceres-MT foram avaliadas. O local de coleta não influenciou o conteúdo dos compostos bioativos avaliados, com exceção dos carotenoides totais. Da mesma forma, a atividade antioxidante foi pouco influenciada pelos locais de coleta. A maturação da jurubeba não teve influência sobre os antioxidantes avaliados. Entretanto, os frutos maduros apresentaram maior inibição do radical DPPH e maior poder redutor que os frutos imaturos. A conserva de jurubeba possui alto teor de compostos antioxidantes, comparável a alimentos de reconhecido potencial. Os resultados do presente estudo corroboram com as informações disponíveis na literatura, confirmando o potencial deste alimento como nutracêutico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.