Avaliação da dinâmica de ocupação da terra em Salinópolis/PA com base no modelo Pressão-Estado-Impacto-Resposta (PEIR)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0037Palavras-chave:
Configuração socioespacial, Variáveis explicativas, Dinâmica de ocupaçãoResumo
A configuração socioespacial de uma região é influenciada por pressões que estimulam ou desestimulam a ocupação em função dos interesses da população envolvida. Esse processo é definido tanto por situações atuais quanto pelo processo histórico de ocupação. A identificação dos fatores que definem esse processo é importante para a verificação de tendências, possibilitando verificar as respostas da ocupação do território. Nesse sentido, esta pesquisa busca identificar quais as principais variáveis que explicam a configuração do ordenamento territorial do município de Salinópolis. Para isso, foram realizadas análises do histórico de ocupação da região, obtida por estudo bibliográfico, da variação espaço-temporal da ocupação da área de estudo e da percepção da população acerca das áreas preferenciais do município e seus principais motivadores, obtida pela aplicação de questionários. A análise final e a identificação das variáveis foi realizada pela aplicação do modelo Pressão-Estado-Impacto-Resposta (PEIR). Os resultados preliminares indicaram que as principais variáveis que explicam a dinâmica de ocupação em Salinópolis são: distância ao mar; distância às rodovias PA-444 e PA-124; densidade de malha viária; distância às áreas de maior especulação imobiliária; grau de implantação de empreendimentos; distância às manchas urbanas consolidadas; distância às áreas de menor especulação imobiliária; e distância ao centro comercial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.