Estudo climatológico dos eventos extremos de precipitação no município de Tracuateua, PA (Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0016

Palavras-chave:

Meteorologia, Fenômenos climáticos, Amazônia

Resumo

A presente pesquisa avaliou a série de dados meteorológicos de precipitação pluvial e temperatura do ar de 1973 a 2012, referentes à estação meteorológica de Tracuateua, obtidos do Instituto Nacional de Meteorologia. Com a análise dos dados foi possível verificar que há dois períodos de precipitação bem definidos, um mais chuvoso (janeiro a junho), em que a precipitação é mais intensa nos meses de março, abril e maio, e outro menos chuvoso (julho a dezembro), em que a estiagem é maior nos meses de setembro, outubro e novembro. Além disso, foi possível identificar que o ano de 1985 foi o mais chuvoso, associado à evento de La Niña, e o ano de 2010 o menos chuvoso, ligado à evento de El Niño. Assim, a identificação de eventos associados à precipitação através do uso de dados meteorológicos permitirá uma melhor compreensão dos processos envolvidos nos mesmos, podendo inclusive, auxiliar na tomada de decisão de políticas públicas pertinentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Gama da Rosa, Universidade Federal do Pará

Graduada em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, pela Universidade Federal Rural da Amazônia, mestre e doutoranda em Ciências Ambientais, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA, na Universidade Federal do Pará, em parceira com o Museu Paraense Emílio Goeldi e Embrapa Amazônia Oriental. Atuou no Laboratório de Modelagem Hidroclimática na Amazônia - LabHCAM, na Universidade Federal Rural da Amazônia, na participação de projetos de pesquisa e orientação de alunos de iniciação científica. Atua, como técnica em gestão de meio ambiente, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará. Experiência nas áreas de Geociências, Física do Clima, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, com foco em modelagem de uso e ocupação da terra, e Licenciamento Ambiental.

Fabiana da Silva Pereira, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2014) e mestrado em Ciências Ambientais (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do convênio entre a Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi e Embrapa Amazônia Oriental.

Alessa Nayhara Mendanha Costa, Universidade Federal do Pará

Alessa Nayhara Mendanha Costa possui graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2014), mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2017) na linha de pesquisa Ecossistemas Amazônicos e Dinâmicas Socioambientais. Atualmente é Assistente de Pesquisa do Projeto Diversificação do Dendê: Conciliando Conservação com Meios de Vida. Tem experiencia na área de Ecologia de Ecossistemas, na dinâmica de carbono em sistemas agrícolas e florestais.

Cézar Di Paula da Silva Pinheiro, Instituto Tecnológico Vale

Graduado em Engenharia Ambiental & Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural Da Amazônia (2020). Mestrando em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e em Gestão Ambiental pela União Brasileira de Faculdades (UniBF). 

Downloads

Publicado

2020-09-15

Edição

Seção

Meteorologia, Climatologia e Mudanças Climáticas