Identificação do perfil químico das raízes de Euterpe oleracea Mart. empregando CG-EM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0015

Palavras-chave:

Açaí, Ácidos graxos, Ácidos fenólicos

Resumo

Euterpe oleracea Mart.  é uma importante palmeira cujas infusões de suas raízes são empregadas na medicina tradicional para o tratamento de várias doenças. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo investigar o perfil químico das raízes desta espécie, variedade açaí preto. As extrações, a transesterificação, a digestão e as reações de derivatização com BSTFA+1%TMCS foram realizadas com agitação assistida por ultrassom. Os concentrados foram analisados por CG-EM, empregando uma coluna capilar ZB-5HT INFERNO (30m x 0,25mm x 0,10 µm). De acordo com os resultados, foi possível identificar o perfil químico das raízes de Euterpe oleracea Mart, onde foram encontrados ácidos graxos insaturados, como o ácido oleico e palmitoleico, e ácidos fenólicos, como o ácido vanílico, p-cumárico, cafeico e 4-hidroxibenzoico.  A descrição do perfil metabólico nas raízes de E. oleracea Mart. abre perspectiva de investigação do uso destas raízes e suas possíveis atividades biológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Albuquerque Dias da Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (2009), mestrado em Química, área: Química Analítica (2013) e doutorado em Química, área: Química Orgânica (2019), pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora classe III da Secretaria de Educação do Estado do Pará.Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase análises físico-químicas e microbiológicas de águas (subterrâneas, superficiais e pluviais) e métodos de alternativos de desinfecção de águas empregando radiação solar. Em Química Orgânica, tem experiência em metabolômica, atuando principalmente nas seguintes técnicas: CCD, GC/MS e FTIR. Possui experiência em Métodos Quimiométricos e interesse por temas referentes ao Ensino de Química. 

Jaisielle Kelem França Benjamim, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Química Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará e Universidade de Uberaba, respectivamente, mestrado em Química Analítica e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas áreas de concentração, com ênfase nas técnicas Espectroscópicas e Cromatográficas de Análise (Infravermelho Médio, Espectrofotômetro, Cromatografia líquida de alta eficiência e Cromatografia Gasosa Acoplada à Espectrometria de Massas) associadas às ferramentas estatísticas. 

Kyouk Isabel Portilho dos Santos, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (2012). Mestrado Acadêmico (2017) e Doutorado Acadêmico (2021) em Química Orgânica pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Apresenta experiência na docência do Ensino Superior, atuando como Professor Externo da UFPA / Campus Breves. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitoquímica, Metabolômica e Cromatografias Clássicas e Modernas (CCD, CCVU, CLAE, CCDAE, CCDP, CG, HSCCC dentre outras). Além do domínio de Técnicas Espectroscópicas para a Elucidação Estrutural de Moléculas Orgânicas como: Ressonância Magnética Nuclear e Espectrometria de Massas.

André Silva dos Reis, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais- Química pela Universidade do Estado do Pará (2012) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Pará (2017) na linha de Produtos Naturais. Atualmente é técnico em química do Centro de Ciências e Planetário do Pará Sebastião Sodré da Gama - UEPA. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: contextualização, ensino de química, história da ciência, química de produtos naturais, química orgânica, lipodômica, metabolômica, análises cromatográficas (CG/EM e HSCCC). 

Alberdan Silva Santos, Universidade Federal do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Para e integra as faculdades de Química e Biotecnologia. É Engenheiro Químico graduado pela UFPA em 1992; É Mestre em Química e Biotecnologia pelo Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL em 1996 com expertise em Biotecnologia Vegetal; É Doutor em Bioquímica com expertise em oxidações microbiológicas voltado para Biotransformações de moléculas orgânicas pelo Instituto de Química da UFRJ em 2003. Realizou Estágio pós-doutoral no Departamento de Biotecnologia do Instituto de Agroquímica e Tecnologia de Alimentos (IATA) de Valencia, na Espanha em 2008, com ênfase em atividades e separações enzimáticas. Atua no ensino e pesquisas em programas de Pós-graduação no qual orienta Mestrandos e Doutorandos. É coordenador dos Laboratórios de Investigação Sistemática em Biotecnologia e Biodiversidade Molecular da UFPA. Desenvolve pesquisas em áreas estratégicas da Química e Biotecnologia, Botânica Aplicada e Engenharia Química. Realiza estudos aplicados na separação e identificação de metabólica de plantas medicinais, plantas aromáticas e de micro-organismos. Contribuiu na criação do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Biotecnologia da UFPA. Foi o 1º Diretor da Faculdade de Biotecnologia da UFPA no período de 2009-2011. Atuou como pesquisador assistente, bolsista, no Departamento de Botânica do Museu Paraense Emílio Goeldi. Foi vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da UFPA. Possui diversas publicações nas áreas da Química, Biotecnologia, Botânica, Farmácia assim como patentes. É pioneiro na geração de processos de produção de metabólitos secundários e na produção de enzimas em escala preparativa. Também é pioneiro no estabelecimento da Biotecnologia vegetal voltada para a produção e acúmulo de metabólitos através de técnicas de cultura de células vegetais, assim como de processos de biotransformações. Recentemente tem adaptado técnicas de metabolômica em estudos de matrizes complexas de espécies da Região Norte do Brasil. 

Downloads

Publicado

2021-05-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)