Capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0005Palavras-chave:
Mercado de Trabalho, Inserção Profissional, Capacitação, Conhecimentos, HabilidadesResumo
Num cenário cada vez mais competitivo, com elevada concorrência e exigências das empresas por profissionais mais qualificados, a capacitação é requisito fundamental para que profissionais consigam adentrar no mercado de trabalho, tendo em vista que novos conhecimentos e habilidades possam tornar-se um diferencial. O tema abordado pode ser importante tanto para as empresas que muitas vezes encontram dificuldades para recrutar pessoas em que o perfil se enquadre nos padrões exigidos de conhecimentos e habilidades, quanto para o colaborador, que ao estar sem qualificações específicas, podem encontrar algumas dificuldades ao participar de seleções. Desse modo, essa pesquisa tem como objetivo principal discutir a relação entre a capacitação profissional e a inserção no mercado de trabalho, tomando como base as experiências existentes numa empresa de capacitação e cursos técnicos localizada no município de Mossoró (RN). Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, qualitativa e estudo de caso em uma empresa localizada na cidade de Mossoró (RN), acerca do papel da capacitação profissional na inserção em novos postos de trabalho. Através de uma entrevista semiestruturada com o gestor administrativo sócio da empresa, foi possível observar a relevância da capacitação para a carreira de profissionais, que com novos conhecimentos e habilidades oriundos das capacitações, podem ser desenvolvidos, promovidos e inseridos no mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.