Imunidade e incidência sobre operações de transmissão de bens imóveis (ITBI): um estudo na arrecadação no município de Picos (PI) entre os anos de 2014 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.001.0007%20Palavras-chave:
ITBI, Arrecadação, Impostos, Procedimento, PrefeituraResumo
O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI é definido como um tipo de imposto que possui competência municipal. A partir desse entendimento, foram definidos objetivos para essa pesquisa, em que o objetivo geral é: explicar como é ocorre o processo operações de transmissão de bens imóveis (ITBI) no processo de arrecadação na cidade de Picos-PI. Os objetivos específicos são: verificar a base de dados da prefeitura municipal de Picos, analisar o atual procedimento de transferência que gera a incidência e imunidade do fato gerador do imposto, compreender de maneira detalhada os dados acerca operações de transmissão de bens imóveis (ITBI) da prefeitura municipal de Picos e comparar os dados coletados na prefeitura municipal com os dados disponibilizados no Portal da Transparência da cidade. O alcance desses objetivos foi contemplado através de dois tipos de busca: o estudo de caso diretamente no campo de estudo, a prefeitura municipal de Picos, e a exploração de dados no Portal da Transparência da cidade. Ao fim de todas as análises feitas, foi possível chegar ao entendimento acerca da forma como ocorre o processo operações de transmissão de bens imóveis (ITBI) no processo de arrecadação na cidade de Picos (PI).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.