Análise bibliométrica da produção científica sobre logística reversa (2017-2021)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0006Palavras-chave:
Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa, Análise BibliométricaResumo
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica na base Web of Science sobre Logística Reversa, no período compreendido de 2017 a 2021. Esta pesquisa classifica-se como descritiva e quantitativa, tendo como procedimento metodológico a realização de uma análise bibliométrica. Os dados foram coletados na base de dados Web of Science mediante acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com recorte temporal entre 01 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2021. Foram utilizados para a análise dos dados os softwares RSudio e VOSviewer, os pacotes bibliométricos Bibliometrix e Biblioshiny. Como resultados, identificou-se 506 artigos, sendo que as maiores produções científicas são oriundas da China, do Brasil e da Índia. O ano que mais houve publicações foi 2019, com 99. As fontes mais relevantes, são: Journal of Cleaner Production; Sustainability; e Waste Management & Research. As principais coocorrências de palavras-chave são: logística reversa, sustentabilidade e economia circular. Já a frequência de palavras-chave são: modelo, gestão e projeto. Com relação a coautoria entre países, têm-se a prevalência de China, Índia e Irã. Já os autores mais relevantes, têm-se: Govindan, K.; Rameezdeen, R.; e Chileshe, N. Com relação a cocitação entre autores, houve prevalência de Govindan, K., Fleischmann, M. e Rogers, D. S. No que concerne as referências mais relevantes em âmbito internacional, têm-se: Govindan (2015; 2017); Agrawal (2015); Fleischmann (1997). Por fim, a partir dos resultados, conclui-se que a produção científica acerca da logística reversa é de suma relevância, considerando que por meio dela é possível minimizar perdas relacionadas a devoluções.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.