Mapeamento bibliométrico sobre o teletrabalho no Brasil
Bibliometric mapping on teleworking in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0009Palavras-chave:
Teletrabalho, Home office, Trabalho remoto, BibliometriaResumo
O regime de trabalho remoto ganhou especial relevância com a imposição do distanciamento social no contexto da pandemia do COVID-19, o que gerou significativa alteração nas relações interpessoais, notadamente na esfera laboral. O presente estudo tem como objetivo analisar a produção científica brasileira que trata do tema “teletrabalho”, também nominado como home office, trabalho remoto ou telepresencial. Foi realizado um mapeamento bibliométrico, de abordagem quantitativa, utilizando-se o método exploratório, a partir de trabalhos cadastrados no banco de dados o portal CAPES. A pesquisa identificou 52 artigos publicados, entre os anos de 2012 e 2022, e que versam sobre os temas “teletrabalho”, “trabalho remoto” e “home office”, os quais foram organizados utilizando-se planilhas do Microsoft Excel. Os resultados foram organizados por título, revista e ano de publicação, temática tratada no estudo, instituição de filiação dos autores, região do Brasil que produziu o estudo e a abordagem adotada na pesquisa sobre o tema. Foram selecionados apenas trabalhos de língua portuguesa, tendo em vista se tratar de busca voltada à produção nacional. A análise dos dados permite inferir o crescimento da produção científica acerca do tema, principalmente no período pós pandemia, observando-se maior ênfase na análise quanto à legislação aplicável. Mostrou-se relevante ainda a pouca produção acerca do tema no âmbito do serviço público.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.