Melhoria da satisfação no trabalho: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0005Palavras-chave:
Satisfação no trabalho, Análise sistemática, BibliometriaResumo
O estudo foi realizado a partir da motivação de buscar o entendimento de um tema em crescimento na literatura nos últimos anos: a melhoria na satisfação com o trabalho. O tema tem gerado interesse por pesquisadores, principalmente em função da consequência da ausência de satisfação no trabalho ou falta de engajamento do funcionário. Há um fenômeno de grande proporção no movimento seja de demissão voluntária ou silenciosa. A análise sistemática da literatura apresenta 196 artigos no período de 1992 até 2022, e indicou grande aumento de publicações nos últimos cinco anos. Em destaque, os Estados Unidos têm a maior concentração de publicações. Os principais aspectos identificados são a qualidade de gestão das organizações, liderança e desempenho. Tais aspectos se relacionam com a motivação e o comprometimento do empregado com a organização. Há indícios de uma possível lacuna nas relações de trabalho entre gestores e gerenciados, o que pode estar relacionado com a confiança. Um segundo destaque se refere ao alto volume de publicações no campo de enfermagem, o que representa uma consequência da pandemia e a pressão sobre os profissionais da saúde. Por fim, há uma percepção de ausência de publicações no tema no Brasil, o que abre uma oportunidade nova via de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.