Autenticidade percebida em bares e botecos de Belo Horizonte: Cidade Criativa da Gastronomia
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0004Palavras-chave:
Autêntico, Bares, Botecos, Belo Horizonte, GastronomiaResumo
Este trabalho teve como objetivo identificar os elementos autênticos e não autênticos característicos de bares e botecos de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, com frequentadores desses estabelecimentos, durante o ano de 2022. O roteiro foi baseado nos postulados teóricos de autenticidade percebida (CHEN et al, 2020), buscando-se informações sobre as variáveis constituintes desse construto. Em relação à comida, ficou evidenciado como autêntico o bom tira-gosto, acompanhado da cerveja que precisa ser bem gelada e servida no copo “lagoinha”. Em relação ao ambiente, para serem autênticos os bares precisam possuir balcão, estufa de comidas, mesas distribuídas nas calçadas, além das prateleiras de cachaça. E ainda, como item não autênticos, a gourmetização foi o elemento mais citado, seguida por altos preços, apropriação de cultura externa e atendimento ruim. Este estudo, ao incluir percepções autenticidade no contexto de bares e botecos de Belo Horizonte, traz ineditismo acadêmico, tendo em vista que não existem registros de estudos semelhantes nessa configuração no contexto brasileiro. No ambito gerencial, ao examinar a autenticidade de bares e botecos tradicionais, esta pesquisa contribui com os gestores no desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes e direcionadas aos desejos e percepções dos consumidores da capital mineira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.