Autenticidade percebida em bares e botecos de Belo Horizonte: Cidade Criativa da Gastronomia

Autores/as

  • Georgia Caetano de Oliveira Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Maria Magalhães Christino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luis Henrique dos Santos Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-3616-6737

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0004

Palabras clave:

Autêntico, Bares, Botecos, Belo Horizonte, Gastronomia

Resumen

Este trabalho teve como objetivo identificar os elementos autênticos e não autênticos característicos de bares e botecos de Belo Horizonte.  Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, com frequentadores desses estabelecimentos, durante o ano de 2022. O roteiro foi baseado nos postulados teóricos de autenticidade percebida (CHEN et al, 2020), buscando-se informações sobre as variáveis constituintes desse construto. Em relação à comida, ficou evidenciado como autêntico o bom tira-gosto, acompanhado da cerveja que precisa ser bem gelada e servida no copo “lagoinha”.  Em relação ao ambiente, para serem autênticos os bares precisam possuir balcão, estufa de comidas, mesas distribuídas nas calçadas, além das prateleiras de cachaça. E ainda, como item não autênticos, a gourmetização foi o elemento mais citado, seguida por altos preços, apropriação de cultura externa e atendimento ruim. Este estudo, ao incluir percepções autenticidade no contexto de bares e botecos de Belo Horizonte, traz ineditismo acadêmico, tendo em vista que não existem registros de estudos semelhantes nessa configuração no contexto brasileiro.  No ambito gerencial, ao examinar a autenticidade de bares e botecos tradicionais, esta pesquisa contribui com os gestores no desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes e direcionadas aos desejos e percepções dos consumidores da capital mineira.

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Biografía del autor/a

Georgia Caetano de Oliveira Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2018/2022) e mestre em Administração pela Unihorizontes (2016), com pesquisas na área de Comunicação e Marketing. Possui graduação em Jornalismo e pós graduação em Comunicação Corporativa pelo Centro Universitário Newton Paiva. Possui publicações científicas com os seguintes temas: Marketing, Redes Sociais, Turismo, Gastronomia e Estratégias Integradas de Comunicação e Marketing. Na atividade profissional é líder de Conteúdo Digital na 123milhas. Foi assessora-chefe de Comunicação Social na Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e na Belotur - Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte. Tem experiência como docente na Faculdade Senac Minas, atuando como professora do curso de Gastronomia, onde lecionou as disciplinas Planejamento de Eventos Gastronômicos e Projeto Integrado. Também lecionou no curso de MBA em Gestão da Gastronomia e Hotelaria no Senac Minas. 

Juliana Maria Magalhães Christino, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente Permanente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG desde 2016. Possui graduação em Administração pela PUC-MG (1999), especialista em Marketing pela FGV (2001), mestrado em Administração pela FEAD (2004) e doutorado em Administração pela UFMG (2012). Possui experiência no mercado empresarial na área de marketing, trade marketing e comercial em empresas como Telecom Itália, Coca-Cola, Laboratório Globo, Líder Táxi Aéreo e Banco BMG. Academicamente, tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente com os seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Marketing Social, Marketing de Sustentabilidade, Práticas de Consumo, Tendências de Consumo e Adoção de Novas Tecnologias.

Luis Henrique dos Santos Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração na UFMG na linha de pesquisa Estratégia, Marketing e Inovação (2016/18) com previsão de defesa para Fevereiro de 2018.Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Interesse e concentração de pesquisas: estratégia, empreendedorismo, inovação, finanças e processos decisórios. Foi professor de pós-graduação no IEC - Instituto de Educação Continuada da PUC Minas no MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Vendas em 2015 e 2017. Executivo Senior com mais de 20 anos de atuação em empresas globais, nos cargos de Controller, Diretor Financeiro, Diretor Comercial América do Sul e Gerência Geral. Dentre as realizações, destacam-se o aumento de vendas na região de USD 115 milhões para USD 220 milhões e participação de equipe responsável pela restruturação de empresa elevando seu faturamento de USD 15 milhões para US$ 100 milhões, em três anos. 

Publicado

2023-01-09