Empreendedorismo corporativo: desafios em uma empresa do setor químico
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0013Palavras-chave:
Empreendedorismo corporativo, Intraempreendedorismo, InovaçãoResumo
O empreededorismo corporativo é a transformação e reivenção de uma companhia por completo e o intraempreendedor é o ator que protagonisa essa transformação. O tema desse estudo é uma tendência atual e há uma lacuna nas pesquisas sobre empresas que estão desenvolvendo inovações em seus processos. O objetivo desse trabalho é compreender que os desafios um empreendedor corporativo enfrenta para desenvolver ações inovadoras em uma empresa do setor químico. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso exploratório, pois busca aprofundar o conhecimento sobre o empreendedorismo corporativo e suas aplicações dentro da empresa Química S.A., com entrevista semiestruturadas, o trabalho contou com a participação de seis entrevistados de diferentes áreas dentro da companhia, com essas entrevistas sendo analisadas qualitativamente sobre o discurso dos profissionais. A Química S.A. foi caracterizada pelos entrevistados como uma empresa que está no caminho da inovação, porém ainda não apoia seus funcionários que têm proatividade, resiliência e senso de propriedade (competências essenciais em um intraempreendedor) em sua trajetória empreendedora, não oferecendo oportunidades ou o devido reconhecimento a eles. A empresa estudada está em um processo profundo de inovação, mas não consegue tangibilizar e comunicar as ações necessárias para que os funcionários sejam reconhecidos, dificultando a jornada empreendedora deles e não valorizando suas atitudes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.