Empreendedorismo corporativo: desafios em uma empresa do setor químico
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0013Palabras clave:
Empreendedorismo corporativo, Intraempreendedorismo, InovaçãoResumen
O empreededorismo corporativo é a transformação e reivenção de uma companhia por completo e o intraempreendedor é o ator que protagonisa essa transformação. O tema desse estudo é uma tendência atual e há uma lacuna nas pesquisas sobre empresas que estão desenvolvendo inovações em seus processos. O objetivo desse trabalho é compreender que os desafios um empreendedor corporativo enfrenta para desenvolver ações inovadoras em uma empresa do setor químico. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso exploratório, pois busca aprofundar o conhecimento sobre o empreendedorismo corporativo e suas aplicações dentro da empresa Química S.A., com entrevista semiestruturadas, o trabalho contou com a participação de seis entrevistados de diferentes áreas dentro da companhia, com essas entrevistas sendo analisadas qualitativamente sobre o discurso dos profissionais. A Química S.A. foi caracterizada pelos entrevistados como uma empresa que está no caminho da inovação, porém ainda não apoia seus funcionários que têm proatividade, resiliência e senso de propriedade (competências essenciais em um intraempreendedor) em sua trajetória empreendedora, não oferecendo oportunidades ou o devido reconhecimento a eles. A empresa estudada está em um processo profundo de inovação, mas não consegue tangibilizar e comunicar as ações necessárias para que os funcionários sejam reconhecidos, dificultando a jornada empreendedora deles e não valorizando suas atitudes.
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