Elementos para desenvolvimento da docência no ensino superior em Administração: uma reflexão teórica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2024.001.0002

Palabras clave:

Ensino Superior, Administração, Docência Universitária

Resumen

O presente estudo se debruça compreender, a luz de estudos teóricos, os elementos da prática educativa no ensino superior em administração. Diante desse contexto e a partir das experiências adquiridas na Especialização em Docência no Ensino Superior em Administração, é proposto neste artigo como problemática direcionadora o seguinte questionamento: quais são os elementos que constituem a prática educativa em administração de professores de instituições de ensino superior ? Para responder esta problemática é proposto como objetivo geral desenvolver reflexão teórica sobre os elementos constituintes da prática educativa no ensino superior em Administração. Para isso, são postos como objetivos específicos são: refletir sobre o papel da docência na formação de administradores; descrever os métodos de ensino em administração; elencar as competências docentes em administração; demonstrar as tendências em educação em administração; estruturar a avaliação enquanto elemento do ensino em administração; Por fim, espera-se que este artigo contribua para reflexão sobre a formação de professores em Administração que possuam condições de mediar saberes e aplicáveis aos seus alunos. Além disso, espera-se que as propostas apresentadas possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de administração no ensino superior, formando profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda da Silva Pereira, Universidade Anhembi Morumbi

Especialista em Moda e Negócio pelo Centro Universitário Maringá. Especialista em Empreendedorismo pela Faculdade Futura. Graduada em Design de Moda pelo Centro Universitário Maringá. Graduada em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi. Desenvolve estudos, pesquisas e práticas profissionais sobre: Gestão de Negócios de Moda e Design de Interiores. 

Albano de Goes Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor Adjunto na Licenciatura em História da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF - Campus Senhor do Bonfim). Coordenador da Especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (ECNT). Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia. Especializando em História Pública e Ensino da História pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Andragogia e Formação de Adultos pela Faculdade Futura. Especialista em Educação e Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Graduado em História pelo Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC. Realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino, Metodologias Ativas e Tecnologias no Semiárido (GEPEMATS). Desenvolve estudos, interesses e orientações sobre: Pedagogias Ativas; Ensino da História; Docência no Ensino Superior; Educação Profissional e Tecnológica; Andragogia.

Publicado

2024-04-20