Sustentabilidade e indústria 4.0 no setor têxtil: uma revisão sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0001

Palabras clave:

Indústria Têxtil, Indústria 4.0, Sustentabilidade

Resumen

O presente manuscrito tem como objetivo contribuir no sentido de elencar as principais ferramentas e tendências da indústria 4.0 (I4.0) aplicadas no setor têxtil de forma sustentável, a fim de fomentar uma discussão sobre um relevante tema de pesquisa. A indústria têxtil é uma das maiores fontes mundiais de crescimento econômico e de poluição industrial, e questões sustentáveis estão se tornando uma preocupação cada vez maior. Sendo assim, I4.0 surge com alternativas tecnológicas a fim de impactar positivamente a indústria de confecção. Foi realizada uma revisão de literatura aplicando-se a técnica de revisão sistemática. Os resultados verificados indicaram a categorização de 03 principais tendências e seus impactos aplicando a sustentabilidade na indústria têxtil. Dentre estas, pode-se citar: (1) economia circular e produção sustentável; (2) blockchain e cadeia de suprimentos; e (3) ferramentas da I4.0 aplicadas na indústria têxtil. Contudo, conclui-se que o presente artigo busca servir como uma ferramenta de acesso e visibilidade para possíveis implementações das inovações sustentáveis na indústria têxtil no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Nogueira Lima Junior, Universidade de Pernambuco

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática, Pós Graduação em Matemática Comercial e Financeira, MBA em Administração e Finanças, MBA em Gestão Bancária. Funcionário efetivo do Banco do Brasil S/A vinculado a Gerência Regional de Segurança Institucional de Pernambuco. Experiência como professor nas disciplinas de Matemática, Matemática Aplicada, Matemática Financeira, Estatística, Cálculo Diferencial Integral, Gestão de compras e Estoque e Gestão da Produção. Experiência nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Recursos Humanos, Logística, Marketing e outros.

Djalma Silva Guimarães Junior, Universidade de Pernambuco

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Em 2010 e 2016, defendeu, respectivamente, sua dissertação de mestrado e tese de doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado da Universidade de Pernambuco atuando no Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável ? GDLS UPE, e na Graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica de Pernambuco ? POLI UPE. Ainda atua como Coordenador Geral de Inovação da universidade. Lidera as seguintes iniciativas: NE4.0 - Programa de Revitalização da Indústria Nordestina; PE4.0 - Programa de Revitalização da Indústria Pernambucana, iniciativas da UPE em parceria com a SUDENE; e o Lócus 4.0 - Transformação Digital para a Indústria de Confecções, iniciativa da SECTI PE e FACEPE. Coordena a Especialização em Indústria 4.0 na POLI-UPE. Representa a Universidade de Pernambuco na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Logística do Estado de Pernambuco vinculada a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - ADEPE. Foi Vice Coordenador do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável no período de 2019 a 2022, bem como coordenou o Curso de Tecnologia em Logística da Universidade de Pernambuco no período de 2013 a 2017. Tem interesse nas seguintes áreas: Gestão da Inovação, Indústria 4.0, Logística e Qualidade.

Publicado

2023-09-30