Serviços de experiência: nostalgia e ativação de sentidos em visita a um museu

Autores/as

Palabras clave:

Marketing Experiencial, Estímulos Sensoriais Voluntários, Estímulos Sensoriais Involuntários, Boca-a-Boca, Museus

Resumen

A análise dos impactos de estímulos sensoriais voluntários e involuntários no comportamento do consumidor possui implicações teóricas e práticas relevantes, tanto para a academia quanto para as organizações. Nesta linha, o presente artigo buscou identificar como se dá a relação dos estímulos sensoriais voluntários (visão, tato e paladar) e involuntários (audição e olfato), inseridos em ambientes de museus na intenção de propaganda boca-a-boca positiva, por parte do consumidor. Para tanto, foi conduzida uma survey com visitantes do Museu Cais do Sertão, Recife/PE. A partir da aplicação e uma análise de Regressão Múltipla, verificou-se que estímulos sensoriais voluntários (visão e tato) têm maior significância em relação ao boca-a-boca, e o sentimento de nostalgia com o boca-a-boca positivo. Já os estímulos sensoriais involuntários (aroma e audição) não obtiveram resultados expressivos nas análises, apesar de apresentar valores significativos em alguns dados. O presente estudo contribui para a literatura ao revelar que o desenvolvimento de ambientes de serviços que estimulemos sentidos sensoriais voluntários tende a aumentar a propensão do consumidor em recomendar e falar bem do negócio para outras pessoas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Demontiez Dias Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Ex-Professor do Centro Universitário Leão Sampaio, ex-supervisor do Eixo Marketing. Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Gestão de Marketing. Ex-orientador da Liga Acadêmica de Marketing dos alunos da Unileão. Bacharel em Administração na Universidade Federal de Campina Grande, cuja linha de pesquisa de interesse é Tecnologia da Informação e Marketing. Ex-membro do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Unileão. Staff em uma empresa do ramo funeral.

Heitor de Lima Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração pela UFPE/PROPAD. Bacharel em Administração pela UFPE/CAA. Fundador e CEO da Startup Expire Psicologia, incubada no 2º ciclo de incubação do Armazém da Criatividade (Porto Digital), host do Podcast Nômade. Produtor cultural e músico desde 2005. Tem como áreas de interesse: Marketing, Comportamento do Consumidor, Economia Criativa, Empreendedorismo, Gestão de Projetos, e Liderança. Possui experiência em Produção Cultural, Captação de Recurso em Editais Culturais Públicos e Privados e Gestão em Carreiras Artísticas.

Jamille Queiroz Leite, Universidade da Amazônia

Doutoranda em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Coaching e Gestão de Pessoas pela UNINASSAU, especialista em Metodologias da Educação a Distância (UNAMA) e bacharela em Administração pelo Centro Universitário AESO (UNIAESO). Possui experiência em docência na área de Marketing, Estratégia, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo e EAD. Atualmente é docente de disciplinas nas áreas de Gestão e Negócios no Grupo Ser Educacional.

Jucimar Casimiro de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Contador CRC/PB 012517/O. Professor Mestre na UNINASSAU Derby. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mestrado Acadêmico em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na linha de pesquisa: Gestão, Mercados e Agronegócio. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Societária, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade.

Fernando Salvino da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância, Especialista em Planejamento de Gestão Organizacional e MBA em Auditoria e Controladoria. Graduado em Administração e Ciências Contábeis. Professor EAD nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Gestão Pública e Gestão Financeira no grupo Ser Educacional. Professor EAD na Pós Graduação do Grupo Ser Educacional. Professor Conteudista nos cursos de graduação e Pós Graduação.

Publicado

2023-06-19