Experience services: nostalgia and activation of the senses in a visit to a museum

Authors

Keywords:

Experiential Marketing, Voluntary Sensory Stimuli, Involuntary Sensory Stimuli, Mouth To Mouth, Museums

Abstract

The analysis of the impacts of voluntary and involuntary sensory stimuli on consumer behavior has relevant theoretical and practical implications, both for academia and for organizations. Along these lines, this article sought to identify how voluntary (sight, touch and taste) and involuntary (hearing and smell) sensory stimuli are related, inserted in museum environments with the intention of positive word-of-mouth advertising, on the part of of the consumer. To this end, a survey was conducted with visitors to the Cais do Sertão Museum, Recife/PE. From the application and a Multiple Regression analysis, it was verified that voluntary sensory stimuli (sight and touch) have greater significance in relation to word-of-mouth, and the feeling of nostalgia with positive word-of-mouth. Involuntary sensory stimuli (smell and hearing) did not obtain expressive results in the analyses, despite presenting significant values in some data. The present study contributes to the literature by revealing that the development of service environments that stimulate voluntary sensory senses tends to increase the consumer's propensity to recommend and speak well of the business to other people.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Demontiez Dias Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Ex-Professor do Centro Universitário Leão Sampaio, ex-supervisor do Eixo Marketing. Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Gestão de Marketing. Ex-orientador da Liga Acadêmica de Marketing dos alunos da Unileão. Bacharel em Administração na Universidade Federal de Campina Grande, cuja linha de pesquisa de interesse é Tecnologia da Informação e Marketing. Ex-membro do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Unileão. Staff em uma empresa do ramo funeral.

Heitor de Lima Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração pela UFPE/PROPAD. Bacharel em Administração pela UFPE/CAA. Fundador e CEO da Startup Expire Psicologia, incubada no 2º ciclo de incubação do Armazém da Criatividade (Porto Digital), host do Podcast Nômade. Produtor cultural e músico desde 2005. Tem como áreas de interesse: Marketing, Comportamento do Consumidor, Economia Criativa, Empreendedorismo, Gestão de Projetos, e Liderança. Possui experiência em Produção Cultural, Captação de Recurso em Editais Culturais Públicos e Privados e Gestão em Carreiras Artísticas.

Jamille Queiroz Leite, Universidade da Amazônia

Doutoranda em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Coaching e Gestão de Pessoas pela UNINASSAU, especialista em Metodologias da Educação a Distância (UNAMA) e bacharela em Administração pelo Centro Universitário AESO (UNIAESO). Possui experiência em docência na área de Marketing, Estratégia, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo e EAD. Atualmente é docente de disciplinas nas áreas de Gestão e Negócios no Grupo Ser Educacional.

Jucimar Casimiro de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Contador CRC/PB 012517/O. Professor Mestre na UNINASSAU Derby. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mestrado Acadêmico em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na linha de pesquisa: Gestão, Mercados e Agronegócio. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Societária, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade.

Fernando Salvino da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância, Especialista em Planejamento de Gestão Organizacional e MBA em Auditoria e Controladoria. Graduado em Administração e Ciências Contábeis. Professor EAD nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Gestão Pública e Gestão Financeira no grupo Ser Educacional. Professor EAD na Pós Graduação do Grupo Ser Educacional. Professor Conteudista nos cursos de graduação e Pós Graduação.

Published

2023-06-19