Análise da eficiência dos gastos na educação superior privada brasileira: um estudo com análise envoltória de dados e regressão truncada
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0003Palabras clave:
Education economics, Eficiência na gestão universitária, Ensino superior brasileiroResumen
O presente estudo tem como objetivo comparar a eficiência na gestão de gastos em 7 grupos empresariais de educação superior no país, no período entre 2013 e 2019. O método de pesquisa foi aplicado em duas etapas. Na primeira, foi aplicada a Análise Envoltória de Dados (DEA), para medir a eficiência dos gastos. Na segunda etapa, foi aplicado um modelo de regressão truncada, para correção de viés e teste de significância estatística das variáveis. Os resultados permitiram identificar as entidades mais eficientes, as menos eficientes, e os fatores que mais influenciam no estabelecimento deste ranking. Cerca de 35% das instituições analisadas por este estudo foram consideradas eficientes. Espera-se que o presente estudo contribua para a literatura cientifica demonstrando quais variáveis desempenham um papel chave na gestão universitária e provocando a discussão da importância da melhoria da eficiência para instituições privadas.
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