Análise da governança de TI em uma prefeitura do Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.004.0006%20Palavras-chave:
Governança, Tecnologia da Informação, GestãoResumo
O estudo em pauta analisou a existência ou não de algum modelo de governança de TI em uma prefeitura de uma capital no Nordeste do Brasil, investigando as práticas de governança de TI, levando em consideração as características culturais e ambientais da organização. O estudo examinou os diferentes níveis de maturidade da tecnologia da informação dentro da prefeitura, bem como a influência de órgãos de controle e a compreensão do conceito de governança por parte dos gestores municipais. O artigo abordou as origens e evolução do conceito de governança, bem como a relação entre os frameworks COBIT e ITIL. Através de questionários e entrevistas, foram coletados dados sobre a estrutura de TI da prefeitura, o planejamento estratégico e a aplicação de práticas de governança. Os resultados revelam, a falta de percepção da importância da TI na gestão estratégica municipal, a necessidade de melhorias na área de governança de TI, incluindo a falta de instrumentos de planejamento e o baixo nível de aplicação de práticas de governança. Conclui-se que a TI ainda não é totalmente reconhecida como uma função estratégica na gestão pública municipal, e são necessários esforços para fortalecer a governança de TI e melhorar a prestação de serviços à comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.