Empreendedorismo materno: a importância das redes sociais na viabilidade dos negócios gestados por mães em Maceió (AL)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.002.0006Palavras-chave:
Empreendedorismo Materno, Mães, Redes SociaisResumo
A maternidade é uma das fases mais importantes para as mulheres, contudo, a vida pós gestação traz consigo uma adaptação significativa no dia a dia das mães, que nem sempre recebem apoio de seus empregadores e do poder público. Para as mulheres que optam pelo empreendedorismo, existem barreiras como a questão financeira, falta de espaço físico para poder abrir uma empresa, falta equipe de apoio, entre diversas outras questões. Assim, a pesquisa teve o objetivo principal de analisar a importância das redes sociais na viabilidade dos comércios gerados por mães na cidade de Maceió. Também buscou abordar os motivos que levam as mães a empreenderem nas redes sociais; observou o uso das redes sociais como ferramenta de negócio; e identificou os principais setores de atuação das mães maceioenses. A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e descritiva. Quanto ao meio de investigação, pode ser encarada como pesquisa de campo por buscar respostas às indagações de pesquisa no seu grupo populacional, que seriam as mulheres maceioenses que decidiram abrir o próprio negócio após o nascimento dos filhos. Para tanto, foi utilizado um formulário estruturado com perguntas abertas e fechadas, aplicado via internet com a amostra por conveniência não-probabilística de 101 respondentes. Os resultados demonstraram que o perfil da maioria das mães empreendedoras pesquisadas indica que possuem entre 20 e 30 anos, são casadas, possuem um filho, renda familiar entre 1 e 3 salários-mínimos, e possuem ensino superior. Também foi observado que a maioria vê no horário noturno o melhor para expandir seu negócio e, além das redes sociais, ferramenta tida como de fácil acesso e facilitador da abrangência do negócio, utilizam outras abordagens para disseminar seu empreendimento, sendo os setores de alimentos/bebidas e Estética/beleza os mais investidos pelas mães pesquisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.