Rotinas organizacionais e implementações de softwares: uma revisão teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0007

Palavras-chave:

Rotinas Organizacionais, Implementação de Softwares, Tecnologia da Informação, Mudança Organizacional

Resumo

O presente estudo objetiva compreender a relação entre a teoria das rotinas organizacionais e os projetos de implementação de softwares. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica onde foram levantados conceitos acerca dos temas. Em seguida foi feita a descrição e intepretação das etapas da implementação de softwares, relacionando-as com a teoria das rotinas organizacionais. Concluiu-se que as rotinas estão diretamente ligadas com os processos de implementação de softwares, afinal, permitem variações de mudança e adaptações a partir da interação entre os aspectos ostensivos e performativos das rotinas a partir da comunicação entre os indivíduos e intermediado pelos artefatos e ferramentas, que tende à redução de resistência ao processo de mudança organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renê Callegaro de Morais, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor, Contador. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFN - Santa Maria. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior e em Administração Estratégica pela Uniasselvi e mestre em Administração pela Unoesc - Chapecó. 

Nelson Santos Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção e Mestre em Administração, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor titular e pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Chapecó, no Mestrado Profissional e Doutorado em Administração. Desenvolve estudos na Linha de Pesquisa em Estratégia e Competitividade, com abordagem qualitativa para compreender a formulação e/ou formação da estratégia, preferencialmente em pequenas e médias empresas. Seus temas preferenciais de investigação são: Dinâmica entre Estratégia Deliberada e Emergente, Estratégia como Prática Social, Rotinas Organizacionais, Planejamento e Gestão Estratégica. Sua experiência de pesquisa tem consolidado a construção e refinamento de metodologia de planejamento estratégico adaptada à realidade das pequenas e médias empresas. Pesquisa a estratégia em seus aspectos sociológicos na inter-relação entre o ambiente micro e macro organizacional. Investiga, pela via da pesquisa-ação, as interfaces entre planejamento estratégico e inovação, no âmbito das startups.

Downloads

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade