Adobe: registros de desempenho em publicações
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2023.001.0002Palavras-chave:
Adobe, Bioconstrução, Elemento construtivoResumo
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que objetivou avaliar a produção de conhecimento referente ao processo artesanal de fabricação do adobe, com destaque para os seguintes aspectos: características físico-químicas e propriedades mecânicas. A análise considerou referências publicadas entre 2011 e 2021. A princípio, foram pré-selecionadas 30.070 referências. Por conseguinte, analisou-se os resumos/ abstracts de 240. Destas, 80 foram pré-analisadas na íntegra e, por fim, 21 escolhidas para análise específica comparativa, considerando: a) propriedades do solo; b) materiais (agregados); c) formas e prensagem e d) avaliação de desempenho. Constatou-se 154 traços diferentes, variando em tipos de solo, dimensões, processos de prensagem, uso de agregados e proporções de ingredientes. Foi observada a importância da qualidade do solo para a obtenção de resultados favoráveis nos testes de compressão. Já com relação ao uso de prensas, estas se mostraram ferramentas importantes para a melhoria na qualidade do tijolo, mas não indispensáveis à obtenção de resultados superiores aos limites normativos. É possível observar a preocupação pela manutenção do caráter ecológico da fabricação do material construtivo, haja vista a origem dos agregados utilizados nos testes serem, em grande maioria, oriundos de descartes industriais ou de baixo impacto como os de origem vegetal. Por fim, ficou evidenciada a validade e segurança dos métodos artesanais de fabricação do adobe, os quais viabilizam o elemento construtivo dentro das exigências normativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.