Conexão com a natureza em jovens antes e durante da pandemia Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.003.0009Palavras-chave:
Natureza, Jovens, Pandemia, Isolamento socialResumo
Para a construção de sociedades mais sustentáveis é necessário que a população adote condutas que promovam o cuidado com os ambientes naturais. Além das ações de educação ambiental, é preciso aproximar afetivamente as pessoas dos ambientes verdes e fortalecer a sua conexão com a natureza. A Conexão com a Natureza (CN) se refere à relação afetiva que as pessoas possuem com ambientes naturais. Vários fatores contribuem para a percepção de CN e podem se alterar dependendo do contexto vivido. Esse estudo investigou a percepção dos níveis de conexão com a natureza antes e durante a pandemia de Covid-19 entre 79 estudantes do ensino médio em Manaus-AM. O estudo se deu a partir de um questionário presencial (antes) e um questionário virtual (durante a pandemia) contendo perguntas abertas e escalas sociais que medem a CN (INS e NR-6). Os resultados apontaram diferentes entendimentos sobre natureza e CN, porém esses entendimentos não estão implicados entre si. Os níveis de CN medidos pela NR-6 antes do período de isolamento social foram significativamente diferentes para as categorias de entendimento de natureza. Observou-se ainda diferenças significativas entre entendimentos de CN e percepção de níveis de INS de antes e durante a pandemia. O que demonstra que o isolamento social teve efeitos na relação dos jovens com os ambientes naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.