Análise dos conflitos socioambientais em reservatório hídrico no município de Campina Grande/PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.001.0009

Palavras-chave:

Uso da água, Vulnerabilidade social, Segurança hidríca, Degradação ambiental

Resumo

A água é um recurso natural de fundamental importância para todos os seres vivos. Sendo assim, o presente artigo foi realizado objetivando-se esclarecer o conflitos do uso da água do açude do Bodocongó em Campina Grande – PB, bem como evidenciar a situação de vulnerabilidade da população que faz uso dessas águas e os agentes que poluem o açude de maneira ilegal, afim de propor soluções que sejam capazes de garantir a segurança hídrica dessas pessoas e a restauração do equilíbrio ambiental do açude. A metodologia aplicada foi de forma primária realizada in loco, que teve contato direto com o ambiente de estudo, além disso foi aplicado análise de qualidade físico-química e microbiológica da água do açude de Bodocongó para mensurar os possíveis resultados encontrados. Desta forma, os resultados obtidos nas amostras evidenciaram a não potabilidade da água do açude por apresentarem padrões irregulares segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente. Destaca-se com um dos principais agentes responsáveis por isso o ser humano, que além de poluírem a água, contaminam o solo com diversas substâncias, causam danos à saúde da população, fauna e flora da região, aumentando a degradação ambiental no entorno do corpo hídrico gerando impactos negativos ao meio ambiente. Conclui-se que a degradação ambiental presente no açude é causada principalmente pelas ações antrópicas e que o mesmo desgaste ambiental culmina em problemas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2021). Mestrado em andamento em Engenharia de Recursos Naturais - UFCG. Realizou o estágio integrado na Abraão Cavalcante Indústria do Mel - Néctar Plus (Campina Grande - PB). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: secagem de alimentos, tratamento de água, reuso, sustentabilidade e gestão da qualidade.

Igo Marinho Serafim Borges, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado a em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre e Doutorando do programa de pós graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (UFCG). onde apresenta experiências com as seguintes áreas: Ensino de geografia, Estudo e Análise de Solos, Indicadores de Sustentabilidade Aplicada a Agricultura familiar, Metodologias Ativas no Ensino de Geografia; Agricultura Familiar; Uso Racional dos Recursos Hídricos; Gestão dos Recursos Naturais; Reflorestamento; Tecnologias Sociais Hídricas; Semiárido; Monitoramento Urbano, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Geodésia, Desenvolvimento Sustentável, homem e Sociedade e Engenharia e Meio Ambiente. 

Jasmyne Karla Vieira Souza Maciel, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Atualmente Mestranda em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (CTRN/UFCG) (2022) e Engenheira júnior do TED entre UFCG e FUNASA para a elaboração de Planos municipais de saneamento. 

Viviane Farias Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2015) e doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Pós Doutora em Recursos Naturais (2017-2019). Professora do Magistério superior da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal na área de ciências básicas, Engenharia e Tecnologia Rural do CSTR da Universidade Federal de Campina Grande. É vice-coordenadora do Programa de Pós graduação em Engenharia e Gestão dos Recursos Naturais (2021-atual) do CTRN/UFCG.

Publicado

2023-01-09