Meteorologia aplicada ao manejo ambiental: processo para o uso controlado do fogo no campo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.001.0003Palavras-chave:
Clima, Queimadas, Calendário de ManejoResumo
A inserção de medidas restritivas à utilização do fogo no campo em forma de multas, órgãos fiscalizadores e outras penalizações tem sido aplicada desde a criação do primeiro Código Florestal Brasileiro. Todavia, pesquisas recentes apontam que a gestão consciente na utilização do fogo é o primeiro passo para reduzir o alastramento de incêndios florestais e as consequências dos mesmos para a sociedade. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo elaborar, dentro do campo da Meteorologia, uma ferramenta que possa ser utilizada como auxílio a outros métodos de combate a queimadas pelos órgãos fiscalizadores. Para isso analisamos a variabilidade pluviométrica local levando em consideração os mecanismos oceano-atmosfera que foram atuantes no período de 2016 a 2019 na microrregião de Tomé Açu. Calculamos a média móvel para grupos de três dias para verificar a ocorrência de um volume médio pluviométrico seguro para criar um calendário de manejo indicando o momento mais seguro dentro de cada mês para a utilização do fogo no campo. Observamos que o número de queimadas varia de acordo com o tipo de uso e cobertura do solo e com o mecanismo oceano-atmosfera atuante, sendo o mês de setembro o mais relevante. Utilizamos o ano de 2020 para fazer a validação do calendário de manejo e constatamos que, de fato, a precipitação ocorreu dentro dos grupos esperados indicando a eficiência do mesmo para o auxílio no combate aos incêndios florestais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.