A inclusão dos catadores na gestão compartilhada de resíduos sólidos no município do Ipojuca – Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0016Palavras-chave:
Resíduos sólidos, Política nacional de resíduos sólidos, Responsabilidade compartilhada, Catadores de materiais recicláveisResumo
O aumento da geração dos resíduos sólidos é uma problemática que tem contribuído para causar impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. A busca pelo desenvolvimento de estratégias, visando à sustentabilidade dos resíduos sólidos, é um desafio para os gestores públicos, em virtude da complexibilidade de aspectos (políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e tecnológicos) que envolvem a gestão dos resíduos sólidos. Nesse contexto, a integração entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil emergem como uma das medidas mitigadoras para adequar a gestão dos resíduos sólidos, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). O presente estudo tem como objetivo analisar as dificuldades e as potencialidades do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, para o desenvolvimento da gestão compartilhada dos resíduos sólidos urbanos. A pesquisa foi realizada com base nos seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, visita ao Centro de Triagem de resíduos sólidos do Porto de Suape e à Associação dos Agentes de Reciclagem do Ipojuca, entrevistas com os catadores de materiais recicláveis e registro fotográfico. Os resultados foram analisados e contextualizados com o referencial teórico. A pesquisa evidenciou as estratégias adotadas pelos gestores públicos do município do Ipojuca, visando à integração dos catadores na gestão dos resíduos sólidos, além de mostrar a importância da parceria realizada entre o Centro Administrativo do Porto de Suape e a Associação dos Agentes de Reciclagem do Ipojuca, como forma de potencializar o trabalho dos catadores no processo de desenvolvimento da cadeia da reciclagem dos resíduos, de forma compartilhada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.