Estrutura, distribuição espacial e volumetria de Carapa guianensis Aubl. na Floresta Nacional do Tapajós

Autores/as

  • Diego dos Santos Vieira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • João Ricardo Vaconcellos Gama Instituto de Biodiversidade e Florestas, Departamento de Engenharia Florestal
  • Renato Bezerra da Silva Ribeiro Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Lucas Cunha Ximenes Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2318-2881.2013.002.0003

Palabras clave:

Distribuição Diamétrica, Manejo Florestal, Amazônia

Resumen

O estudo teve como objetivo analisar a estrutura populacional, distribuição espacial e volumetria de Carapa guianensis Aubl., na Floresta Nacional do Tapajós. Utilizou-se o inventário 100% para mensurar todos os indivíduos com DAP ≥ 35 cm (estoque de utilização) e amostragem em conglomerado, constituída por quatro unidades amostrais, com área fixa de 5 m x 50 m cada, considerando-se mudas com Ht ≥ 5 cm até DAP ˂ 35 cm (estoque de regeneração natural e crescimento). A espécie apresentou densidade absoluta de 167,3 árv.ha-1, correspondente a 1,23 m².ha-1 de área basal e distribuição diâmetrica assimétrica positiva. O volume total dos indivíduos de Carapa guianensis Aubl. é de 10.3 m³.ha-1 e a distribuição volumétrica mostrou que não há um crescimento gradativo do volume conforme as classes de diâmetrica aumentam O padrão de distribuição espacial foi agrupado para regeneração natural e as árvores apresentaram padrão aleatório.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego dos Santos Vieira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduando em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Pará, Brasil. Atualmente estagiário do Laboratório de Manejo de Ecossistemas Florestais (LAMEF). Possui a formação complementada por intercâmbio internacional em 2012 na Universidad de Talca - Talca, Chile via programa de graduação sanduíche - Banco Santander.

Renato Bezerra da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009) e Mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Tem experiência na área de Manejo Florestal, com ênfase em Dendrometria, Inventário Florestal, Fitossociologia, Aproveitamento de resíduos florestais e Recursos florestais madeireiros e não madeireiros. Atualmente é Professor Substituto de Mensuração e Manejo Florestal na Universidade Federal do Oeste Pará (UFOPA).

Lucas Cunha Ximenes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduação em andamento em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Foi bolsista do Banco Santander onde realizou intercâmbio em Engenharia Florestal na Universidad de Talca (Chile), no qual cursou as seguintes disciplinas: Mensuración Forestal I, Comercialización de Productos Forestales, Geomática I, Silvicultura Urbana e Español Avanzado. Estagiou no Laboratório de Manejo de Ecossistemas Florestais na Universidade Federal do Oeste do Pará (onde desenvolveu atividades na área de Fitossociologia e Manejo de Florestas Nativas) e na Divisão de Vigilância Sanitária de Santarém, Pará (onde desenvolveu atividades no setor "Manipulação de açaí", no qual foram confeccionados e aplicados questionários em todos os estabelecimentos de manipulação de açaí em Santarém-Pará). Atualmente é estagiário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará, onde desenvolve atividades relacionadas ao geoprocessamento. Atua principalmente nos seguintes temas: Manejo de Florestas Nativas, Fitossociologia, Cadeia Produtiva de Açaizais Nativos e Geoprocessamento aplicado ao Manejo Florestal.

Publicado

2014-01-31