Cultura de consumo e ecoturismo: a apropriação do prefixo eco- como forma espetacular de pintar de verde o turismo

Autores/as

  • Helio Cesar Hintze Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ USP)

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2010.001.0004

Palabras clave:

Ecoturismo

Resumen

O ecoturismo acaba por obedecer ao mesmo ritmo contemporâneo e consumista que condiciona o turismo convencional para o qual, ele surge como contraponto pela união do prefixo eco-. A experiência na ‘natureza’ é tratada como mercadoria; a experiência da educação é tratada como mercadoria e despossuída de seu caráter político de transformação das pessoas e da sociedade.

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Biografía del autor/a

Helio Cesar Hintze, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ USP)

Mestre em Ecologia Aplicada pela ESALQ (Escola Sup. de Agric. Luis de Queiros) - USP Especialista em Ecoturismo - SENAC - Águas de São Pedro. Atualmente é professor do SENAC Águas ee São Pedro com disciplinas de Metodologia de Pesquisa, Professor Pesquisador, Orientação a trabalhos de Conclusão de Curso, coordenador da Frente de Extensão Universitária em Educação Ambiental e Coordenador do Curso de Pós-graduação em Docência para o Ensino Superior com ênfase em: gastronomia, turismo e hotelaria. Professor na UNIARARAS ministrando a disciplina Plano de Gestão Turística de Ambientes Naturais no curso de Graduação em Gestão e Saneamento Ambiental e na Pós-graduação em Gestão Ambiental. Trabalha na área de Educação Ambiental, atuando no turismo, nos seguintes temas: educação ambiental, interpretação ambiental, unidades de conservação, guia de turismo, áreas naturais protegidas. Autor do livro: Guia de Turismo - formação e perfil profissional pela Editora Roca. Participa do grupo de reestruturação pedagógica do curso Técnico em Turismo (especialmente na formação de Guias de Turismo)

Publicado

2010-05-30