A vulnerabilidade natural e ambiental do município de Belém (PA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2019.001.0004

Palabras clave:

Vulnerabilidade natural, Vulnerabilidade ambiental, SIG, Município de Belém

Resumen

A expansão dos centros urbanos sem planejamento e a pouca consciência ecológica dos governos municipais têm colocado em risco a qualidade ambiental aos habitantes e áreas de preservação ambiental nesta parcela do território. Nessa perspectiva, o trabalho busca analisar a vulnerabilidade ambiental e a vulnerabilidade natural do município de Belém (PA), com o objetivo de identificar as áreas mais vulneráveis pelas intervenções antrópicas e as potencialidades dos sistemas ambientais, baseada na abordagem da ecodinâmica dos ambientes. A metodologia utiliza os Sistemas de Informações Geográficas na elaboração e integração dos mapas temáticos de geologia, geomorfologia, pedologia, cobertura vegetal e uso do solo, tendo como produto final mapas de vulnerabilidade ambiental e natural do município. Com isso, constatou-se pontos de ocorrência de áreas com alto nível de vulnerabilidade nas ilhas fluviais, devido a ocorrência de desmoronamentos em suas margens. Porém, apesar de este processo erosivo ser um fator natural, sua incidência é intensificada nos locais onde a infraestrutura urbana é precária e pelo uso indevido das formas desse relevo. Como conclusões, mostrou-se os pontos focais de maior vulnerabilidade. Entretanto, cabe ao poder público em parceria com a comunidade acadêmica e a sociedade civil discutir e buscar medidas de prevenção a possíveis desastres ambientais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Luis Cardoso Serrão, Instituto Tecnológico Vale

Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais, pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV-DS). Graduado em Licenciatura Plena em Biologia, pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Possui capacitação no Curso de Formação de Instrutor de Treinamentos, ministrando e elaborando treinamentos para instituições e turmas de capacitação. Atualmente é Professor AD-4 da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Têm experiência nas áreas de Meio Ambiente, Botânica e Ecologia, pelo Museu Paraense Emílio Göeldi, com ênfase em Canga Hematítica de Carajás-PA (Amazônia/Brasil) e Ecossistemas Costeiros Amazônicos.

Leoni de Souza Belato, Instituto Tecnológico Vale

Doutorando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UFPA/MPEG/EMBRAPA). Mestre em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável no Programa Profissional de Pós Graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais em Regiões Tropicais no Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS), na linha de pesquisa socioeconomia e sustentabilidade. É graduado em Engenharia ambiental pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Pós Graduação em Engenharia de segurança do trabalho - Wyden/Faci. Tem experiência com pesquisa em comunidades em áreas remotas e de influência de grandes projetos industriais e de infraestrutura, além de desenho e coleta de pesquisas tipo survey (construção, organização e processamento de banco de dados, análise estatística), sensoriamento remoto e geoprocessamento. Bolsista Capes; Membro do grupo de pesquisa em socioeconômica e sustentabilidade do ITV-DS. Estudou Mandarim (intercâmbio) na Central China Normal University na cidade de Wuhan - China (2013-2014); e Engenharia ambiental (graduação sanduiche) na Wuhan Unirvesity of Geosciences (2014-2015) - pelo programa Ciências sem fronteiras.

Rafael Pompeu Dias, Instituto Tecnológico Vale

Mestre em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais) no Instituto Tecnológico Vale - ITV. Especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento na grande Área de Geotecnologias. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará - FGC/UFPA. Graduado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Possui curso técnico profissionalizante em Geodésia e Cartografia pelo Instituto Federal do Pará - IFPA. Atualmente é bolsista DTI-B, no Instituto Tecnológico Vale, no projeto: "Análises cartográficas dos Territórios Adjacentes ao Complexo Mínero-Logístico de Carajás". Tem experiência em Geografia e Cartografia aplicada, nas áreas de sensoriamento remoto, geoprocessamento, fotogrametria, geodésia, análise espacial e ambiental, atuando nas áreas de moradia, bacias hidrográficas urbanas e rurais, mineração, meio ambiente, socioeconomia, vulnerabilidade de comunidades e qualidade de vida.

Publicado

2019-06-20

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente