The use of environmental indicators in the evaluation of conservation units: the case of the Utinga State Park in Belém/PA (PEUT)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.001.0010

Keywords:

Urban Park, System Indicators, Environmental Vulnerabilities

Abstract

The State Park of Utinga (PEUt) is part of the Metropolitan Region of Belém (RMB), created in 1993, the main objective was to ensure the life of the Lakes Bologna and Água Preta responsible for supplying drinking water to the capital. In this sense, the construction of a system of environmental indicators to analyze the effectiveness of the environmental management of the urban park has become a fundamental tool in the understanding of environmental vulnerabilities, identifying the impacts of the human actions of the Conservation Unit of integral protection.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Charles Benedito Gemaque Souza, Universidade Federal do Pará

Geógrafo, formado pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Desenvolvimento em Áreas Amazônicas, Mestre em Planejamento e Desenvolvimento da Amazônia, Doutorando em Ciências Ambientais. 

Amanda Souza Campos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), bacharel em meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2012). Possui interesse nos seguintes temas: Meteorologia Ambiental (recursos energéticos provenientes por fontes renováveis: radiação solar), micrometeorologia (caracterização das componentes de radiação solar em superfície para áreas urbanas). Durante o período do curso de mestrado, participou da implementação de uma plataforma micrometeorológica na região metropolitana do Rio de Janeiro e campanhas de radiossondagens durante o projeto MCity no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). 

Frank Bruno Baima de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2012) e Mestrado em Ciências com ênfase em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente, trabalha no cargo de gerencia do departamento de Monitoramento de Tempo e Clima da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia (DIMEH), lotado na Secretária de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). Já trabalhou com Meteorologia Sinótica no Centro Capixaba de Monitoramento Hidrometeorológico (CCMH), onde desenvolveu atividades de monitoramento, previsão do tempo e avisos para tempestades severas para o estado do Espírito Santo. É autor e membro do Projeto Quali Ar Pará (primeiro projeto governamental de qualidade do ar da Região Norte do Brasil) e colaborador da Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica (RPCH).

Ana Marcela Alves dos Santos, Universidade Federal do Pará

Acadêmica do segundo semestre de Tecnologia em Geoprocessamento pela Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento (FTG) da Universidade Federal do Pará - Campus Ananindeua. Graduada em Bacharel e Licenciatura plena em Geografia pela Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) da Universidade Federal do Pará- Campus Belém e Técnica de Geodésia e Cartografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)- Campus Belém. Atualmente faz estágio no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental do Estado do Pará (CIMAM / SEMAS). Anteriormente foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Educação Tutorial (PET) de geografia; estagiou no SIPAM/ CENSIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia/ Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) na Divisão de Sensoriamento Remoto (DIVSER). Participa do Grupo Geotecnologia Aplicada ao Estudo Integrado de Paisagem (GEOTEIP), da Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento (FTG) da Universidade Federal do Pará- Campus Ananindeua. Possui como área de interesse a geografia física, geomorfologia costeira, cartografia, geoprocessamento, sensoriamento remoto e geotecnologias. 

Giovana Pampolha de Carvalho, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Pará (2015). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica

Published

2020-02-21

Issue

Section

Gestão de Unidades de Conservação